Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Congresso ABRAFAC: inclusão, bem-estar e otimização

Evento discutiu o futuro de Facility Management, com foco na integração e inovação.

Por Natalia Gonçalves


Foto: Divulgação


O Congresso ABRAFAC começou de forma descontraída, com a participação de Hugo Hoyama, campeão Pan-Americano de tênis de mesa, que compartilhou os aprendizados sobre disciplina e treinamento como atleta olímpico. O palestrante, com exemplos do inicio da carreira, fez paralelos com a competitividade do mundo corporativo. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de outubro, intercalou momentos de reflexão com pausas para interação entre os participantes.

Entre painéis e palestras, um destaque foi a apresentação dos Batuqueiros do Silêncio, uma iniciativa do Instituto Som da Pele em parceria com o IGI (Instituto Geração Inclusiva). A apresentação abordou a importância da diversidade e inclusão em todos os espaços, especialmente no mercado de trabalho. Por meio da música e de exemplos práticos, a organização emocionou a plateia, reforçando a mensagem de que "se diversidade é convidar para a festa, inclusão é convidar para dançar".

Assim, a inclusão e o sentimento de pertencimento apareceram outras vezes, de formas diferentes, nas palestras e painéis sobre os ambientes de trabalho. Thais Trentin, CEO da Workplace Arquitetura, por exemplo, explicou como a desconexão dos funcionários com o propósito da empresa pode afetar negativamente a operação, levando à perda de conhecimento, processos e até mesmo clientes.

Ao abordar o tema de desengajamento e "demissão silenciosa" nas empresas, Trentin enfatizou o impacto da perda de talentos-chave e os efeitos do turnover. O ambiente de trabalho, segundo a palestrante, é um ponto essencial para mudar esse cenário. Por outro lado, para o palestrante Marco Crespo, COO da Woba, a discussão sobre o bem-estar no trabalho envolve a ociosidade e a superlotação dos escritórios, que podem encontrar nos coworkings uma solução.

Ainda sobre bem-estar, a infraestrutura hoteleira foi usada como exemplo na busca por melhorias contínuas nos serviços e na excelência do atendimento ao cliente. Johannes Bayer, gerente-geral do Hotel InterContinental São Paulo, e Ricardo Mader Rodrigues, diretor-executivo da América Latina da Valuation and Risk Advisory (VRA), discutiram os desafios de maximizar operações e retornos financeiros.

No painel “Trabalho híbrido e flexível: revolução silenciosa do espaço de trabalho”, apresentado por Izabel Barros, CEO da FRB Consulting, Marcos Saade, CEO da Space Plan, e Sheila Ceglio, People Experience Country Lead na Pfizer Brasil, o ambiente de trabalho volta ao centro na discussão sobre a evolução dos modelos de trabalho. A flexibilidade foi apontada como uma tendência essencial, assim como a comunicação transparente e a escuta ativa para repensar a configuração dos espaços de trabalho.

Durante os dois dias de evento, o Congresso também apresentou debates sobre o impacto das novas regras tributárias na contratação integrada de Facility Management; operações atípicas com nova solução da Sodexo; gestão de ativos e manutenção de infraestrutura crítica; importância da certificação profissional em FM; eletromobilidade; gestão de Property e potencialização de benefícios financeiros; crescimento de data centers;  transformações no mercado brasileiro; e a descarbonização de edificações.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking