Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Lilian Ester Lohmann, gerente de CSC na Unimed Federação, esteve na linha de frente durante as enchentes em Porto Alegre.

Por Redação

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes

Foto: Cristiane von Appen


Lilian Ester Lohmann chegou à Unimed Federação, em Porto Alegre, há dois anos e oito meses com o desafio de construir uma nova sede administrativa e gerenciar a área de Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Quando as enchentes no Rio Grande do Sul aconteceram, entre abril e maio deste ano, Lilian além de manter as estruturas seguras e em funcionamento, atuou de forma incessante juntamente com a sua equipe para fazer a diferença na vida das pessoas.

De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, as enchentes afetaram mais de 160 mil pessoas na cidade. Entre os colaboradores da Unimed Federação, muitos ficaram ilhados. A Unimed, neste sentido, realizou ações para arrecadação de suprimentos e identificou os colaboradores que precisavam de apoio urgente. A área de compras, sob gestão de Lilian, adquiriu itens necessários naquele momento, como cobertores, água e mantimentos.

“Nós montávamos kits, com os mantimentos e colchões, e nós mesmos levávamos. Assim, passávamos pelo corredor humanitário, que muito se falou na TV, para chegar as casas dos colaboradores. Então, foi um momento muito triste e de muita tragédia, que necessitou de união e empatia”, descreve a gerente.

Como FM liderou ajuda para colaboradores durante enchentes


Várias foram as ações tomadas pela empresa para acolher os colaboradores atingidos, mas como empresa de saúde, havia também a preocupação com os colegas que iriam ajudar a realizar a limpeza das casas dos parentes ou mesmo colegas atingidos. Lilian conta que lembra muito bem da ação de compra urgente numa tarde de sexta-feira, após uma reunião com a superintendência, de luvas, galochas, máscaras, óculos, numa força tarefa de compra, organização e distribuição. Isso só se consegue com uma equipe unida e motivada, que entende o momento crítico e assume o protagonismo da situação, conta ela.

O Sistema Cooperativo Unimed da qual a Unimed Federação faz parte, conta também com o Instituto Unimed/RS que imediatamente na primeira semana das enchentes iniciou uma campanha de arrecadação de valores bem como o recebimento de doações que foram revertidos em auxílio direcionado às necessidades individuais de cada Unimed do RS, bem como entidades assistenciais. Coube à equipe da Lilian realizar a compra e organizar a logística de transporte em meio ao caos sem estradas. Muitos caminhões com mantimentos, colchões e cestas básicas precisaram ser descarregadas e novamente a equipe do CSC estava mobilizada no auxílio à mais esse desafio.  

Além disso, algumas estruturas e uma locação temporária da Unimed Federação também foram impactadas pelas enchentes. Desde setembro do ano passado, a sede de Porto Alegre estava desocupada para um retrofit e os colaboradores estavam distribuídos em outras locações. “O locador me mantinha atualizada, enviava fotos e informações sobre a situação”, relembra Lilian. Ela destaca que a relação próxima com as pessoas facilitou a condução dos processos durante a crise. 

A ideia da nova sede, segundo Lilian, é transformar o ambiente de trabalho num local de bem-estar. Desde a pandemia de Covid-19, a Unimed Federação cresceu. Durante 2020 e 2021, com todos em home-office, era difícil visualizar o escritório com 100% de ocupação. Hoje em dia, caso todos fossem presencialmente, a antiga estrutura não comportaria. Com previsão de entrega para abril de 2025, o novo escritório terá espaços abertos e projetos de paisagismo.

Questionada sobre o que gostaria de destacar na sua carreira, Lilian coloca que além do encantamento que é a sua premissa de trabalho, o gosto por desafios e o cuidado na gestão de pessoas, a sede de conhecimento que a motiva, precisa ter, como em qualquer empresa, o foco no resultado que é muito importante no final de cada entrega realizada.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking