GAS Facilities celebra 41 anos

Presidente do grupo comenta sobre a trajetória e futuras ambições.

Por Mateus Murozaki

GAS Facilities celebra 41 anos

Foto: Divulgação

O Grupo de Administradores de Serviços, GAS Facilities, comemorou 41 anos de existência no último mês de agosto com uma celebração no escritório da Workplace Arquitetura Corporativa, que contou com a presença de diversos profissionais representando empresas de grande importância no mercado.

O grupo foi fundado em 1983 com o intuito de promover a união, a troca de experiências e a disseminação de conhecimento dentro do setor de prestação de serviços. Em 41 anos, mantiveram-se como uma entidade sem fins lucrativos, voltada apenas a fortalecer os laços entre pares e desenvolver o setor de Facilities Management no Brasil.

Abaixo, você confere uma breve entrevista com Marta Atanazio, atual presidente do grupo e Coordenadora Administrativa de Facilities na Kantar IBOPE Media:

Poderia comentar um pouco sobre o início da trajetória do GAS Facilities, há 41 anos?

O GAS (Grupo de Administradores de Serviços) foi fundado em agosto de 1983 por nove profissionais de Serviços Gerais representando as empresas Alpargatas, Anderson Clayton, Companhia Brasileira de Estireno, ICI Brasil, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Monsanto do Brasil, Phillips do Brasil e Union Carbide. Os gestores dessas empresas tinham como objetivo reunir forças por meio da troca de experiências e conhecimento.

O termo “Facilities” foi integrado ao nome do Grupo em 2019. Por que sentiram a necessidade de adicioná-lo?

A incorporação do termo “Facilities” ocorreu em um momento muito importante para o setor no mercado brasileiro, que foi quando as normas ISO 41000 foram trazidas ao Brasil, padronizando os termos da área de Facilities Management (FM). A ideia central era posicionar o grupo de acordo com as mudanças que estavam sendo implementadas no mercado.

Com 41 anos de história, quais as expectativas para os próximos anos do grupo?

A missão do GAS Facilities sempre foi fomentar as melhores práticas de FM através de benchmarking, buscando oportunidades de otimização de recursos, focando na experiência do usuário dos ambientes construídos e atendendo às demandas e expectativas das empresas. Mantendo o grupo sempre unido, através de uma comunicação rápida e confiável, o GAS Facilities espera sempre manter-se como a melhor fonte de conhecimento e benchmarking no mercado de FM.

Quantos membros atualmente fazem parte do grupo?

Atualmente, o grupo é composto por 39 representantes de empresas tomadoras de médio e grande porte dos mais variados segmentos, onde alguns têm um suplente nomeado. Além disso, contamos com a participação de 4 membros honorários que sempre trazem ao grupo suas longas histórias de sucesso.

Hoje, quais os principais propósitos do grupo e como eles vêm se realizando?

O principal propósito do grupo é o benchmarking. Através das reuniões mensais, que são realizadas em sua grande maioria nas sedes ou espaços dos próprios membros, buscamos ampliar nossos conhecimentos através do compartilhamento de projetos e “cases”, sempre mantendo a confidencialidade nas informações sensíveis, porém discutindo não só o que funciona bem, mas também as lições aprendidas. Estar antenados ao que há de melhor e também aprender com as experiências dos demais nos fortalece cada vez mais como um grupo de profissionais do setor de Facilities Management.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP