Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

GAS Facilities celebra 41 anos

Presidente do grupo comenta sobre a trajetória e futuras ambições.

Por Mateus Murozaki

GAS Facilities celebra 41 anos

Foto: Divulgação

O Grupo de Administradores de Serviços, GAS Facilities, comemorou 41 anos de existência no último mês de agosto com uma celebração no escritório da Workplace Arquitetura Corporativa, que contou com a presença de diversos profissionais representando empresas de grande importância no mercado.

O grupo foi fundado em 1983 com o intuito de promover a união, a troca de experiências e a disseminação de conhecimento dentro do setor de prestação de serviços. Em 41 anos, mantiveram-se como uma entidade sem fins lucrativos, voltada apenas a fortalecer os laços entre pares e desenvolver o setor de Facilities Management no Brasil.

Abaixo, você confere uma breve entrevista com Marta Atanazio, atual presidente do grupo e Coordenadora Administrativa de Facilities na Kantar IBOPE Media:

Poderia comentar um pouco sobre o início da trajetória do GAS Facilities, há 41 anos?

O GAS (Grupo de Administradores de Serviços) foi fundado em agosto de 1983 por nove profissionais de Serviços Gerais representando as empresas Alpargatas, Anderson Clayton, Companhia Brasileira de Estireno, ICI Brasil, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Monsanto do Brasil, Phillips do Brasil e Union Carbide. Os gestores dessas empresas tinham como objetivo reunir forças por meio da troca de experiências e conhecimento.

O termo “Facilities” foi integrado ao nome do Grupo em 2019. Por que sentiram a necessidade de adicioná-lo?

A incorporação do termo “Facilities” ocorreu em um momento muito importante para o setor no mercado brasileiro, que foi quando as normas ISO 41000 foram trazidas ao Brasil, padronizando os termos da área de Facilities Management (FM). A ideia central era posicionar o grupo de acordo com as mudanças que estavam sendo implementadas no mercado.

Com 41 anos de história, quais as expectativas para os próximos anos do grupo?

A missão do GAS Facilities sempre foi fomentar as melhores práticas de FM através de benchmarking, buscando oportunidades de otimização de recursos, focando na experiência do usuário dos ambientes construídos e atendendo às demandas e expectativas das empresas. Mantendo o grupo sempre unido, através de uma comunicação rápida e confiável, o GAS Facilities espera sempre manter-se como a melhor fonte de conhecimento e benchmarking no mercado de FM.

Quantos membros atualmente fazem parte do grupo?

Atualmente, o grupo é composto por 39 representantes de empresas tomadoras de médio e grande porte dos mais variados segmentos, onde alguns têm um suplente nomeado. Além disso, contamos com a participação de 4 membros honorários que sempre trazem ao grupo suas longas histórias de sucesso.

Hoje, quais os principais propósitos do grupo e como eles vêm se realizando?

O principal propósito do grupo é o benchmarking. Através das reuniões mensais, que são realizadas em sua grande maioria nas sedes ou espaços dos próprios membros, buscamos ampliar nossos conhecimentos através do compartilhamento de projetos e “cases”, sempre mantendo a confidencialidade nas informações sensíveis, porém discutindo não só o que funciona bem, mas também as lições aprendidas. Estar antenados ao que há de melhor e também aprender com as experiências dos demais nos fortalece cada vez mais como um grupo de profissionais do setor de Facilities Management.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking