Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

FIOCRUZ e CONFORLAB unem esforços em pesquisas sobre a qualidade do ar

Parceria de colaboração foi anunciada em evento no Sampa Sky.

Foto: Divulgação

Durante evento no Sampa Sky, foi anunciada a parceria de colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório de Conforto Ambiental (Conforlab). O objetivo dessa união é realizar pesquisas conjuntas voltadas para a qualidade do ar.

A Fiocruz, instituição renomada na área da saúde, tem se dedicado ao estudo de diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da população. A qualidade do ar é um desses fatores, pois a poluição atmosférica pode acarretar problemas respiratórios e outras doenças.

Por sua vez, o Conforlab é especializado em pesquisas relacionadas ao conforto ambiental, incluindo a análise da qualidade do ar em ambientes internos e externos. Através de técnicas avançadas de monitoramento e análise, o laboratório busca compreender os impactos da poluição atmosférica na saúde e no bem-estar das pessoas.

Leonardo Cozak, CEO da Conforlab, abriu o evento para anunciar esta parceria.Cozak sempre foi um empreendedor focado em demonstrar as complicações da qualidade do ar, tanto interna quanto externa, para a saúde das pessoas. As pesquisas desempenham um papel fundamental na compreensão e na melhoria da qualidade do ar, seja por meio do monitoramento, identificação de fontes de poluição, avaliação de impactos na saúde, educação e conscientização pública, ou desenvolvimento de tecnologias e soluções.

Nelzair Vianna, pesquisadora científica da Fiocruz, representou presencialmente a entidade e expressou a expectativa de que essa parceria com a Conforlab contribua para preencher várias lacunas que necessitam de respostas, a fim de tomar decisões assertivas sobre essa pauta. Vianna anunciou ainda um projeto recentemente aprovado para a instalação de uma rede de sensores de baixo custo, que ampliará as ações iniciadas no projeto Território Saudável e Sustentável, financiado pelo Programa Inova Fiocruz.

Foto: Divulgação

Segundo a pesquisadora, esses projetos têm adotado abordagens multidisciplinares, incluindo territórios de vulnerabilidade socioambiental, e aplicado a lente da saúde planetária, com abordagem comunitária, ciência cidadã e engajamento de todas as partes interessadas no gerenciamento de riscos. Isso potencializa a cooperação entre diferentes áreas de expertise, como saúde, engenharia e ciências.

Vianna destacou ainda que a parceria com a Conforlab, que possui reconhecida expertise técnica na temática, contribuirá com as análises laboratoriais de qualidade do ar interno. Essa cooperação facilitará o desenvolvimento de estudos que promovam novas tecnologias para preencher as lacunas de melhoria da qualidade do ar e a percepção dos riscos inerentes à transmissão de doenças relacionadas à má qualidade do ar, que podem ser evitadas quando bem gerenciadas.

Com essa parceria estratégica entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se fortalecer o conhecimento científico sobre a qualidade do ar, aprimorando as medidas de prevenção e controle da poluição atmosférica. Ambas as instituições têm expertise e recursos complementares, o que torna essa parceria ainda mais promissora. Espera-se que os resultados das pesquisas contribuam para a conscientização da sociedade e subsidiem ações voltadas para a melhoria da qualidade do ar, visando o bem-estar e a saúde de todos.

Foto: Divulgação

O anúncio dessa parceria representa um importante passo na busca por soluções efetivas para o desafio da poluição atmosférica. Através da colaboração entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se avançar no conhecimento científico e no desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

No evento, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer outras pesquisas em andamento, que serão compartilhadas com os leitores na edição de maio-junho da revista InfraFM.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking