TELELOK
 

Investimento em iluminação "high tech" proporciona flexibilidade e economia de energia

Saiba como a escolha da iluminação pode influenciar a saúde mental e física.

A relação do ser humano com a luz afeta o relógio biológico, por isso, na Europa, existe um movimento para que a iluminação pública tenha uma tonalidade de cor de 3000K. Uma vez que, acima desse patamar, as pessoas entram em um estado de alerta, resultando em complicações para o humor, para o sono e, por consequência, para a saúde mental e física.

Em todo o mundo pós-pandemia, o movimento do home office continua e o modelo de trabalho híbrido ganha força. Em casa, as pessoas usam o mesmo ambiente para relaxar, trabalhar e se divertir. Neste sentido, o investimento em uma iluminação inteligente e dinâmica, que supra as necessidades do dia a dia com diferentes níveis de luz e de ambientação, é interessante. 

Segundo Everton Mello, CEO da LEDVANCE, após a pandemia, o interesse por sistemas inteligentes de luz com foco em saúde aumentou. "De olho neste cenário, nós já oferecemos produtos e soluções em iluminação centrada no ser humano (HCL), ou seja, sistemas que reproduzem a luz do sol nos interiores, mudando de forma dinâmica a sua intensidade e tonalidade de cor ao longo do dia. Este dinamismo é uma cópia da luz natural exterior que sincroniza o relógio biológico das pessoas, proporcionado mais produtividade, motivação e, acima de tudo, saúde", complementa Mello.

Everton Mello, CEO da LEDVANCE.

​​Para aplicações residenciais, a LEDVANCE oferece a linha SMART+WIFI, com um conjunto de soluções inteligentes e sem fio, que vão de lâmpadas e fitas LED à luminárias LED, controladas via celular, por aplicativo gratuito, comando de voz ou ainda por interruptores de parede e controles remotos. Fazendo uso do conceito IoT (internet das coisas), estas soluções são extremamente amigáveis, desde a configuração inicial, que é realizada em apenas alguns minutos, até o seu uso no dia a dia, além de terem preços bastante acessíveis.

Elas permitem regular a intensidade de luz de forma linear de 0 a 100%, mudar a tonalidade da luz também de forma linear, indo de 2700K (luz quente) a 6500K (luz fria); escolher entre as mais de 16 milhões de cores disponíveis, mixando as cores básicas vermelho, verde e azul; e criar cenas específicas com a iluminação, armazená-las e recuperá-las com o apertar de um botão.

Além disso, é possível também programar temporizadores, que acionam a iluminação em determinados dias e horários específicos, podendo até escolher o nascer e pôr do sol conforme a localidade do usuário de forma automática. "É um sonho antigo se tornando realidade, tendo todos aqueles recursos da casa dos 'Jetsons', porém de forma simples, intuitiva e com preços relativamente baixos", explica Mello.

Soluções para ambientes comerciais
Já, para as instalações profissionais, a empresa oferece o sistema VIVARES, com protocolo de comunicação sem fio chamado ZIGBEE. Neste portfolio, também com a utilização do conceito IoT (internet das coisas), além de uma variedade de luminárias LED, também existem sensores de presença e de luminosidade, controladores de parede etc., que fornecem toda a flexibilidade e proporcionam uma representativa economia de energia, uma vez que, com as leituras dos sensores, o sistema sempre fornecerá luz somente onde seja necessário e com a intensidade precisa, levando em conta a ocupação ou não dos ambientes e a contribuição da luz externa do sol onde isso ocorre, como por exemplo, próximo a janelas.

"São sistemas 'high tech', porém intuitivos, amigáveis, com preços superacessíveis e sem nenhuma complexidade de instalação, pois todos os componentes se comunicam entre si sem fios, ou seja, sendo possível a troca de cabos e fios por software", comenta Everton Mello.

Sistema BIOLUX HCL da LEDVANCE.

Foto: Divulgação.

É possível simular a luz natural? 
Com o Sistema BIOLUX HCL, da LEDVANCE, é possível ter a luz certa no momento certo, pois ele cria um ambiente de aprendizado, que simula as mudanças da luz natural e as alterações visuais, biológicas e efeitos emocionais. Para alcançar esse resultado, as luminárias são conectadas a um modelo de controle manual inteligente, que cria cenas de iluminação apropriadas às atividades desempenhadas em um determinado ambiente. Por meio de tonalidades de cor e níveis de luminosidade, as cenas da iluminação centrada no ser humano (HCL) podem simular o curso natural da luz do sol ao longo do dia, de tal forma a contribuir positivamente no ritmo circadiano das pessoas impactadas com a sua luz.

"A saúde mental das pessoas, tanto no home office quanto nos escritórios corporativos, é crucial para um ambiente de trabalho eficiente e saudável. Afinal, o estresse afeta nosso desempenho. Por isso, a terapia de luz tem mostrado seus efeitos positivos no ritmo circadiano humano, o que justifica a procura por soluções em iluminação que atendam ao requisito. Em tais locais de trabalhos, podemos ver hoje variações de temperatura de cor entre 3000K e 5000K, dependendo do uso, simulando o efeito da luz natural. E é essa a oferta do nosso sistema BIOLUX HCL, que representa o equilíbrio perfeito para que se atinja o máximo de produtividade e, ao mesmo tempo, saúde e bem-estar", esclarece Mello.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP