Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

"A Carta de São Paulo" é divulgada

Ação conta com recomendações para a prática de FM

Em agosto, o Fórum Internacional de Facility Management, promovido pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional - Abralimp, reuniu especialistas de diversos países visando discutir as principais tendências, desafios e oportunidades da atividade. E, com base nas apresentações e debates do evento, foi elaborada de forma inédita "A Carta de São Paulo", trazendo importantes instrumentos que podem direcionar as práticas dos profissionais de FM.

"A Carta de São Paulo é importantíssima porque traz insights e recomendações extraídos deste evento, com a presença de profissionais de diversos países com ampla expertise em FM. No mercado de limpeza profissional, a gestão da prestação de serviços é peça fundamental para o sucesso das organizações. Queremos compartilhar com todos este rico documento para consulta", destaca Ricardo Nogueira, presidente da Abralimp.

Durante o Fórum, surgiram diversas dúvidas de quem atua no segmento: "Como saber se caminhamos na direção certa?"; "Tudo o que fizemos até aqui ainda é válido?"; "O que o mundo faz, hoje, no campo de FM?"; "Quais as tendências e urgências na gestão?".

O Fórum contou com a curadoria do Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça, da Universidade de São Paulo (USP), e o apoio do professor e consultor Ricardo Crepaldi. "O documento foi inspirado nas reflexões, dentro e fora do Fórum, e reúne os principais aspectos para orientar o mercado de FM", destaca Moacyr da Graça.

A Carta traz 32 pontos-chave agrupados em seis tópicos (educação, pessoas, locais, processos, normalização e tecnologia), sendo a sustentabilidade um tema de destaque em todos eles para as práticas diárias.

Segundo Crepaldi, expressa a visão de especialistas sobre pontos relevantes para o futuro da profissão. "A Carta permite, claramente, em nível global, entender a importância da visão multidisciplinar da temática de FM e onde colocar foco para alinhar com as tendências e necessidades. É um norte para enfrentar os principais temas inerentes às empresas e é focada no profissional", avalia.

Clique aqui para conferir na íntegra.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking