Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Studio BR Arquitetura assina nova sede da Ultragaz

Trabalho colaborativo é foco do novo projeto

A Ultragaz, maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo no Brasil, tem uma nova sede com projeto de arquitetura desenvolvido pelo Studio BR Arquitetura. Para formatar sua proposta de um escritório que comunicasse o propósito e história da empresa, a equipe de arquitetura partiu de uma grande imersão na marca.

Com 3.800 m², localizado no bairro Bela Vista, em São Paulo, o projeto teve como ponto de partida elevar a qualidade e o destaque do próprio edifício, que não possui forro e cujas infraestruturas são aparentes, focando também em elevar a luz natural oriunda de janelas perimetrais e centrais.

A nova sede tem como principal atributo a flexibilidade, com um layout caracterizado por combinar as áreas de foco e colaboração. Para elevar a diversidade de tipologias de apoio para trabalho colaborativo, que antes se resumia apenas a salas de reunião comum e vizinhanças de trabalho isoladas, criaram-se pontos de foco ligados em paredes estruturais, para obter acústica máxima, e garantiram-se fluxos fluidos entre os demais espaços de trabalho e encontro.

Para transformar o imóvel em um ambiente alinhado ao perfil inovador da empresa, utilizou-se estratégias de workplace: o branding foi aplicado à arquitetura e tipologias Workxperience foram adotadas, através de acessos em formato de túnel que conduzem ao ecossistema de trabalho híbrido e misto em funções. Dessa forma, os espaços de foco foram distribuídos estrategicamente, mas sem perder a conexão com as áreas de inovação e colaboração inspiradoras.

Os espaços de trabalho, otimizados para atender ao modelo híbrido de trabalho e garantir protagonismo aos colaboradores, permitem que cada pessoa escolha como e onde deseja trabalhar no dia em que for ao site, em especial porque todos os espaços são ergonômicos e dimensionados corretamente para garantir conforto e desempenho a todos.

Predominantemente, os materiais explorados foram madeira para suavizar a paleta de cores e humanizar mais os espaços, e muita biofilia para agregar qualidade e conforto ambiental ao projeto. Além disso, adotou-se no design tubulações coloridas, que remetem ao caminho que o gás percorre. Personalizados para criar fluidez, inspiração e inovação, eles definem o ponto de encontro e os locais de co-criação dos espaços.  

O destaque fica para o paisagismo aéreo, presente nos booths de reunião para elevar o bem-estar e o contato com a natureza. O verde é presente para além das espécies de plantas, mas em soluções sustentáveis. Foram escolhidos materiais e fornecedores que já atuam com percentual elevado de produtos reciclados, e peças plásticas e compostos foram substituídas por madeira certificada para garantias de reflorestamento. A iluminação, toda em LED, fornece otimização energética ao site.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking