Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Ambipar Bleu Technologies lança plataforma para gestão de inventário de GEE

Certificada pela SGS e com tecnologia Blockchain

A Ambipar Bleu Technologies - empresa pioneira em soluções blockchain (BaaS), investindo mais uma vez na sustentabilidade, desenvolveu plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE), batizada de Genio Carbon, com o objetivo de auxiliar gestores de sustentabilidade e meio ambiente corporativos a relatar, com precisão e armazenamento de evidências, as emissões de gases de efeito estufa de toda a cadeia produtiva, ou seja, escopos 1, 2 e 3. 

O Genio Carbon é uma plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE), que mensura as emissões de gases oriundos dos processos e cadeias produtivas de forma simples, segura e rastreada, gerando relatórios práticos, quais e quantos GEE foram produzidos em determinado ciclo industrial ou serviço, fornecendo ao cliente a possibilidade de analisar todas as emissões do seu processo produtivo. 

Ciente de que a contabilização, elaboração e publicação de inventário de GEE deve estar em conformidade com os cinco princípios de contabilização apresentados no GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard - relevância, completude, transparência, precisão e consistência - bem como de acordo com a norma da Organização Internacional para Padronização ISO 14064, o Genio Carbon foi submetido a auditorias específicas e independentes para a certificação de serviços e processos.

Este mapeamento de emissões utiliza a identificação dos limites organizacionais e operacionais das empresas, de acordo com o Programa Brasileiro GHG Protocol, possibilitando a confecção de inventários específicos, isto é, avaliando a atribuição de emissões por produto comercializado, matéria-prima adquirida, ou mesmo por serviço prestado. Tudo dentro de uma plataforma que identifica atividades emissoras e agentes da cadeia produtiva relacionados. 

A Plataforma Genio Carbon foi validada pela certificadora multinacional SGS, líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, foi declarada em conformidade com a ISO 14064-1:2018 e a ISO 14064-3:2019, bem como o Programa Brasieliro GHG Protocol na quantificação de GEE em todos os escopos oferecendo maior credibilidade aos inventários realizados na plataforma, inclusive com a coleta de dados e conscientização da cadeia de valor envolvida. 

Após a etapa de mensuração desenvolvida e validada pela SGS, o Genio Carbon está em contínua ampliação de suas muitas outras funcionalidades planejadas, tais como a gestão de planos de mitigação com base nos inventários de GEE; monitoramento de metas; pegada de carbono por produto, engajamento de cadeia de valor e até compensação das emissões ainda em dificuldade de alcançarem redução através de créditos de carbono.

Segundo Felipe Melo, CEO da Ambipar Bleu Technologies, "A plataforma Genio Carbon é a forma segura, transparente, precisa e ágil para a jornada de descarbonização. Por ser uma plataforma baseada na blockchain, possibilita o rastreamento das emissões de gases do efeito estufa". 

Essa conquista faz parte da estratégia e missão da Ambipar de converter todas as suas atividades em produtos e serviços voltados à gestão ambiental. O objetivo é redobrar os esforços e apoiar um desenvolvimento mais verde, sustentável e socialmente responsável.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking