Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Comprar imóveis com bitcoins já é uma realidade

[Real Estate] Transação vem sendo usada em países como Estados Unidos e Portugal e mercado imobiliário brasileiro adere à novidade

A aquisição da casa própria está na lista dos principais sonhos dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste ano, mostrou que 87% da população deseja comprar um imóvel. Atentas a isso, as empresas do mercado imobiliário nacional têm inovado na tentativa de atrair mais consumidores.

Uma dessas novidades é a possibilidade de comprar um imóvel com criptomoedas. A transação, que já acontece em países do exterior, como Estados Unidos e Portugal, passou a ser utilizada no Brasil em 2022. O mercado imobiliário do Rio Grande do Sul foi pioneiro ao aderir à inovação.

No momento, as criptomoedas aceitas para a compra de imóveis no país são o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), consideradas ativos digitais mais consolidados. O consumidor deve fazer a negociação diretamente com a empresa responsável pela venda. O pagamento é feito por meio da transferência do valor em criptomoedas entre as carteiras digitais.

Dinâmica das criptomoedas

As criptomoedas são ativos digitais que pertencem à modalidade de renda variável. Para investir, o interessado deve ter uma conta em uma plataforma de investimentos que faça a mediação com uma gestora de moedas digitais.

No mercado latino-americano, a Hashdex Criptoativos é a principal empresa gestora de criptomoedas, reunindo mais de US$ 2 bilhões em ativos.

Pela plataforma, o investidor decide quais criptomoedas vão compor a sua carteira digital. O BTC e a ETH estão entre as mais populares. Mas a orientação dos especialistas em finanças é estudar o mercado para identificar os ativos mais interessantes para o momento.

Vantagens e desvantagens da compra com criptomoedas

A compra de um imóvel com o uso de criptomoedas tem como principal vantagem a facilidade da transação, que é menos burocrática. A negociação é feita diretamente com a imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel, eliminando a necessidade de autorização de bancos para a realização das etapas de compra.

Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de converter as criptomoedas, que são ativos de alta volatilidade, em um imóvel, um investimento considerado mais estável.

Para o vendedor, a transação também é vantajosa, pois permite receber o pagamento de forma instantânea e sem tributação. Outra vantagem é que, em contextos positivos, as criptomoedas passam por processos de supervalorização.

Entre as principais desvantagens para quem deseja comprar um imóvel usando criptomoedas está o fato de esse tipo de negociação ainda ser uma novidade no Brasil e, por isso, há poucas ofertas. Ademais, não é possível usar o sistema de crédito imobiliário oferecido pelos bancos.

Para quem aceita o pagamento em moedas digitais, a desvantagem está relacionada ao risco inerente das criptomoedas, que é a alta volatilidade. Se o cenário positivo implica a supervalorização, em momentos de retração, o prejuízo pode ser significativo.

Orientação geral

Atentos às vantagens e desvantagens da compra de um imóvel com criptomoedas, a orientação do mercado aos consumidores é agir da mesma forma como na compra do sistema tradicional.

Dessa forma, é necessário planejar-se financeiramente, avaliar se o imóvel é compatível com os objetivos da família e analisar se as condições oferecidas pelo vendedor atendem o esperado.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking