TELELOK
 

Comprar imóveis com bitcoins já é uma realidade

[Real Estate] Transação vem sendo usada em países como Estados Unidos e Portugal e mercado imobiliário brasileiro adere à novidade

A aquisição da casa própria está na lista dos principais sonhos dos brasileiros. Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste ano, mostrou que 87% da população deseja comprar um imóvel. Atentas a isso, as empresas do mercado imobiliário nacional têm inovado na tentativa de atrair mais consumidores.

Uma dessas novidades é a possibilidade de comprar um imóvel com criptomoedas. A transação, que já acontece em países do exterior, como Estados Unidos e Portugal, passou a ser utilizada no Brasil em 2022. O mercado imobiliário do Rio Grande do Sul foi pioneiro ao aderir à inovação.

No momento, as criptomoedas aceitas para a compra de imóveis no país são o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), consideradas ativos digitais mais consolidados. O consumidor deve fazer a negociação diretamente com a empresa responsável pela venda. O pagamento é feito por meio da transferência do valor em criptomoedas entre as carteiras digitais.

Dinâmica das criptomoedas

As criptomoedas são ativos digitais que pertencem à modalidade de renda variável. Para investir, o interessado deve ter uma conta em uma plataforma de investimentos que faça a mediação com uma gestora de moedas digitais.

No mercado latino-americano, a Hashdex Criptoativos é a principal empresa gestora de criptomoedas, reunindo mais de US$ 2 bilhões em ativos.

Pela plataforma, o investidor decide quais criptomoedas vão compor a sua carteira digital. O BTC e a ETH estão entre as mais populares. Mas a orientação dos especialistas em finanças é estudar o mercado para identificar os ativos mais interessantes para o momento.

Vantagens e desvantagens da compra com criptomoedas

A compra de um imóvel com o uso de criptomoedas tem como principal vantagem a facilidade da transação, que é menos burocrática. A negociação é feita diretamente com a imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel, eliminando a necessidade de autorização de bancos para a realização das etapas de compra.

Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de converter as criptomoedas, que são ativos de alta volatilidade, em um imóvel, um investimento considerado mais estável.

Para o vendedor, a transação também é vantajosa, pois permite receber o pagamento de forma instantânea e sem tributação. Outra vantagem é que, em contextos positivos, as criptomoedas passam por processos de supervalorização.

Entre as principais desvantagens para quem deseja comprar um imóvel usando criptomoedas está o fato de esse tipo de negociação ainda ser uma novidade no Brasil e, por isso, há poucas ofertas. Ademais, não é possível usar o sistema de crédito imobiliário oferecido pelos bancos.

Para quem aceita o pagamento em moedas digitais, a desvantagem está relacionada ao risco inerente das criptomoedas, que é a alta volatilidade. Se o cenário positivo implica a supervalorização, em momentos de retração, o prejuízo pode ser significativo.

Orientação geral

Atentos às vantagens e desvantagens da compra de um imóvel com criptomoedas, a orientação do mercado aos consumidores é agir da mesma forma como na compra do sistema tradicional.

Dessa forma, é necessário planejar-se financeiramente, avaliar se o imóvel é compatível com os objetivos da família e analisar se as condições oferecidas pelo vendedor atendem o esperado.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP