TELELOK
 

Condomínios logísticos de alto padrão registram a menor vacância histórica

[Real Estate] Mercado permanece aquecido e tendência é de subida nos preços

O mercado de condomínios logísticos de alto padrão segue aquecido. A taxa de vacância no segundo trimestre deste ano é de 9,34%, a menor já registrada desde que o setor passou a ser monitorado, em 2013. O índice é 3,53 p.p. inferior em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do estudo First Look, realizado pela consultoria imobiliária JLL. A absorção bruta foi de 1,2 milhão de m² e a líquida chegou a 984 mil m² de maio a junho. 

André Romano, gerente de Industrial, Logística e Data Center da JLL, destaca que a queda na vacância é ainda mais representativa porque tivemos entrega de novo estoque. "Foram mais de 680 mil m² entregues em vários estados. No ano, já acumulamos mais de 1,2 milhão de m² de novos espaços logísticos. Muitos deles já foram absorvidos em sua totalidade, demonstrando o apetite do setor", avalia o especialista.

É o caso da ocupação realizada pela Natura em Alagoas. A empresa absorveu 50,2 mil m² recém entregues na cidade de Murici. O mesmo movimento aconteceu em Recife (PE) e Fortaleza (CE). A Amazon ocupou o estoque entregue de 88,2 mil m² e 33,3 mil m², respectivamente, nas capitais nordestinas, e mais 81,2 mil m² em Cajamar (SP). "Negociações importantes têm acontecido fora do Sudeste. Isso mostra uma busca por terrenos mais baratos por parte das construtoras e o aumento da capilaridade das empresas e das indústrias, que se esforçam para reduzir tempo e taxa de entrega", analisa Romano.

A projeção é que, até o final de 2022, sejam entregues mais 2,4 milhões de m² de novo estoque em todo o país. "Esse alto volume pode fazer a vacância subir cerca de 2 p.p., mas não haverá queda nos preços. Há variações de valores conforme a região, porém, na média, o preço praticado pelo metro quadrado está 11,30% superior do que há um ano, atingindo a casa de R$ 21,98", aponta o executivo. De acordo com a pesquisa da JLL, os valores devem entrar em equilíbrio na maior parte do Brasil e estados que estão com os mercados mais aquecidos podem ter valores mais altos de aluguéis, como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

MG: um polo de sucesso

Minas Gerais vem se destacando frequentemente dentro do setor de condomínios logísticos. No segundo trimestre de 2022, a região atingiu a vacância de 0,81%, ou seja, quase não há mais espaços disponíveis para serem absorvidos. Por conta desse cenário, o estado deve receber mais de 500 mil m² de novo estoque até o final do ano. "A relevância de Minas tem crescido gradativamente porque trata-se de um polo estratégico: está perto do eixo Rio-SP, com preços, muitas vezes, competitivos, e tem saída para o interior do Brasil", avalia Romano. A expectativa é que, até o final de 2023, o estoque mineiro de condomínios logísticos ultrapasse o do Rio de Janeiro. 

Acesse a pesquisa First Look Industrial do 2º trimestre de 2022 aqui.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP