3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Engajar os colaboradores pode ser mais fácil do que parece

Tecnologias específicas são aliadas processo de transformar funcionários em profissionais dedicados.

Por Mateus Murozaki

Engajar os funcionários pode ser mais fácil do que parece

Foto: Canva.com/fizkes

O engajamento dos funcionários é um fator determinante no bom funcionamento de uma operação, mas, ironicamente, também é um dos resultados de uma operação bem estruturada. Pode parecer uma contradição, mas é algo lógico: funcionários satisfeitos com a maneira como o ambiente onde trabalham está sendo gerido tendem a se sentir mais motivados.

Por conta disso, é imperativo que os ruídos no trabalho sejam reduzidos ao máximo. Uma pessoa que chega para realizar suas designações, mas que precisa lidar, por exemplo, com confusões referentes a horário, com uma agenda confusa ou uma estrutura defasada, se sentirá cada vez mais desgastada.

Cristalizando os resultados

De um lado humano e emocional, as ações para aumentar o engajamento dos funcionários já são bem conhecidas e difundidas: uma gestão humanizada, liderança inteligente que valoriza o colaborador, foco no bem-estar, etc.

De um lado mais técnico, porém, também existem ações a serem tomadas que podem afetar positivamente os funcionários. Uma delas é deixar claro os bons resultados que, individualmente ou coletivamente, a equipe está atingindo. Em períodos de baixa produtividade, também é possível utilizar análise de dados para definir metas bem estabelecidas e pensadas, deixando assim o caminho mais direto.

Claro que, para isso, é importante que exista uma linha direta entre os colaboradores e a empresa para que informações, dúvidas e solicitações sejam entregues de maneira simples, rápida e eficiente. Novamente, quanto mais ruído, mais desgaste.

Tecnologias já existem para centralizar operações, facilitando, por exemplo, a elaboração e entrega de relatórios, o que, como já mencionado acima, pode ajudar no engajamento da equipe.

A Nexti, plataforma digital com foco no relacionamento humano, conta com um RH Digital que oferece um canal exclusivo, esclarece dúvidas, apresenta sugestões e ideias, envia documentos, entre outras funcionalidades voltadas ao fortalecimento do elo entre empresa e colaborador.

Em um evento organizado pela startup no dia 20 de fevereiro, em Fortaleza, a COO da Somapay, Nayana Branco, apontou que, para lidar com as principais dores relacionadas à gestão, é essencial a utilização de tecnologias que automatizem tarefas repetitivas e manuais, deixando assim mais tempo para o desenvolvimento de talentos e engajamento de profissionais.

Caso você tenha interesse nessa e outras soluções oferecidas pela Nexti, basta enviar um e-mail para [email protected].




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