TELELOK
 

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Gerente administrativo de Data Centers, Silvia Godoy compartilha trajetória que iniciou na cozinha de um restaurante.

Por Natalia Gonçalves

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Foto: Canva.com/ baranozdemir


Silvia Godoy, gerente administrativo de Data Centers na Ascenty, sempre se identificou com atividades mais generalistas. Para a profissional, a possibilidade de saber sobre vários assuntos e atividades, e como esses podem ser importantes e interligados, é um ponto fundamental em Facility Management. “A adaptabilidade me trouxe vantagens competitivas, ser uma pessoa não engenheira entre tantos engenheiros me permite ter uma visão diferenciada e questionadora, complementando a equipe”, diz Godoy.

Na última década, a profissional acompanhou a implementação de 34 novas operações da Ascenty, desde a primeira filial da empresa. “Poder acompanhar uma construção da etapa de terraplanagem até a entrega da operação é fascinante. Grandes obras, com densidades energéticas exponenciais, em um período de entrega tão arrojado, fazem comprovar como a gestão de projetos é muito importante”, ressalta.

Para Silvia, acompanhar as obras é um prazer. Apesar de acompanhar algumas mais de perto do que outras, ela destaca a organização das obras fora do Brasil, como o processo de expandir a operação da Ascenty na pandemia de Covid-19. Os Data Centers foram considerados, como pontua Godoy, operações de missão crítica durante esse período, visto que toda a sociedade passou a demandar mais e mais de conexões e serviços online.

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Desde o técnico em design de interiores até a pós-graduação em gestão de projetos, toda a trajetória acadêmica de Silvia a auxilia na gestão de Facilities. A primeira experiência de trabalho de Godoy foi em um restaurante a quilo na Vila Madalena, onde lavava a louça. Depois, conseguiu a oportunidade em hotelaria, onde passou pelos setores de eventos, recepção e auditoria noturna.

Contudo, a primeira experiência em Facilities ocorreu quando participou da implantação de uma grande rede de shoppings centers em Jundiaí, onde atuou no atendimento e na qualidade. Nos últimos anos, passou por experiências que confirmaram algo aprendido ainda em hotelaria: “quando as pessoas entendem os motivos, as razões pelas quais elas fazem as suas atividades, mais aptas estarão para trazer soluções padrões ou criativas para todas as situações”.

“Quando trabalhava em hotelaria, trabalhei um período na madrugada, onde ficávamos sozinhos, sem gestão, sem manutenção, apenas recepcionistas no hotel e meu líder na época me perguntou: ‘se começar um vazamento de água em um dos apartamentos, o que você faz?’. Prontamente respondi que precisava fechar o registro para parar o vazamento e posteriormente buscar limpeza e organização do local”, lembra Silvia.

Conforme a profissional, a reação do gestor foi de surpresa, pois o restante da equipe havia pensado em soluções para resolver os “sintomas” do vazamento. O feedback daquele dia repercute por toda a carreira de Godoy, pois o conhecimento do próprio propósito a permitiu tomar melhores decisões.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP