19º Congresso InfraFM
 

Como conquistar mais linearidade e eficiência em operações de gestão de frotas?

Manter tudo organizado em uma operação logística não é fácil. Entenda como facilitar a sua vida como gestor de frotas.

Linearidade e eficiência em gestão de frotas: é possível?

Foto: Canva.com/Scharfsinn86

Em operações logísticas de entrega, uma questão que sempre surge para as empresas é a escolha entre frotas próprias e frotas terceirizadas. Desde a aprovação da Reforma Trabalhista em 2017, que permitiu a terceirização de atividades-fins, uma nova opção surgiu para muitas empresas cujo foco central é a realização de entregas em grande escala.

Não há uma resposta concreta que determine qual é a melhor alternativa, pois isso depende de cada situação. No entanto, é fato que ambas têm vantagens e desvantagens claras. Uma frota própria oferece controle total, mas vem com uma carga de trabalho significativamente maior, enquanto uma frota terceirizada fornece um serviço pronto, porém com menos controle e uma operação mais restrita.

Se você estiver utilizando uma frota própria, existem maneiras de transformar o processo, que inicialmente é complexo e trabalhoso, em algo mais linear e eficiente.

Tecnologia na gestão de frotas

No gerenciamento de frotas, nada é mais essencial do que a análise de dados. As diversas etapas envolvidas, desde a saída de um caminhão da garagem até o seu retorno, são complexas e distintas entre si, abrangendo desde a manutenção preventiva até o custo do combustível e as melhores rotas e horários para cada viagem.

Por esse motivo, é essencial que um bom gerente de frotas saiba utilizar as ferramentas à sua disposição. Um software de rastreamento de frotas, por exemplo, é um elemento indispensável, pois permite o cálculo de tempo, gasto de combustível, emissão de CO2, além de possibilitar a visualização em tempo real da localização de cada veículo.

Dessa forma, plataformas inteligentes que fazem uso de IA estão se tornando um dos principais aliados dos gerentes de frotas. São sistemas que centralizam todos os softwares necessários em um só lugar, tornando a operação mais linear e prática.

A Infraspeak é uma dessas soluções de gestão de manutenção tudo-em-um. Apesar de não focar especificamente em gestão de frotas, ela se adapta facilmente a operações desse tipo, oferecendo recursos como gerenciamento de ativos, programação de manutenção e monitoramento em tempo real.

Uma rua que um caminhão cruze já gera uma quantidade imensa de possíveis dados, portanto é sempre benéfico ter como organizá-los de maneira rápida e precisa em relatórios para uma análise posterior, serviço oferecido pela plataforma, além de recursos de gerenciamento de ativos, programação de manutenção (incluindo lembretes automáticos e inspeções de rotina), monitoramento em tempo real e gestão de chamados de manutenção.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP