Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Emblemático Edifício 7 de Abril passará por retrofit

A Metaforma Incorporadora assume a revitalização arquitetônica e urbanística do emblemático Edifício 7 de Abril, inaugurado em 1939 no centro de São Paulo.

Foto: Divulgação

Em um movimento de ressignificação dos prédios, a Metaforma Incorporadora assume a revitalização arquitetônica e urbanística do emblemático Edifício 7 de Abril, inaugurado em 1939 no centro de São Paulo, com projeto realizado pelo consagrado Escritório Técnico Ramos de Azevedo & Severo Villares, considerado o maior e mais moderno escritório de arquitetura da cidade de São Paulo, entre a última década do século XIX e as três primeiras décadas do século XX.

Como tantos outros prédios corporativos que alavancaram o progresso da capital paulista no passado, o projeto de retrofit do novo empreendimento requalificará o edifício que conecta as ruas Sete de Abril e Basílio da Gama, edificação que abrigou a história da telecomunicação nacional, desde sua inauguração como sede da Companhia Telefônica Brasileira (CTB), até a era dos grandes grupos de telefonia, como a Telesp e as multinacionais Vivo e Claro. O retrofit representará o lançamento do condomínio “Basilio 177” com 274 apartamentos.

Em consonância aos valores de Governança Corporativa do modelo de gestão ESG -Environmental, Social and Governance, a Metaforma realiza seu compromisso de boas práticas voltadas à construção de soluções para o desenvolvimento sustentável. Ao incorporar o retrofit em sua essência, a empresa atuará como agente transformador, visando contribuir e proporcionar qualidade de vida, individual e coletiva. De forma circular, promove conexões atemporais com o cidadão e a cidade, com impactos positivos econômico-sociais.

No protagonismo do retrofit, a iniciativa tem como missão preservar a identidade e a herança cultural da edificação. Ao reutilizar de forma criativa as bases originais, implementa soluções tecnológicas para a melhoria e modernização de suas estruturas, a fim de proporcionar espaços residenciais e comerciais promovendo o bem-estar.

Foto: Divulgação
Da esquerda para a direita: Bruno Scacchetti, Fabio Mota e Maurício Arruda.

A Metaforma escolheu projetistas renomados para assinarem o projeto arquitetônico do retrofit. Os mais de 35 mil m² de área construída e 22.400 m² de área privativa, estão a cargo do escritório Metro Arquitetos - dirigido por Gustavo Cedroni e Martin Corullon - responsável por importantes obras com o mestre Paulo Mendes da Rocha, além da ampliação e reforma do MASP. Com projetos premiados no Brasil e no exterior, a Metro projetou um condomínio com 274 apartamentos de diferentes tipologias, distribuídos em três torres, sendo dois retrofits, além de realizar intervenções para acomodar espaços comerciais, áreas de lazer, praça central arborizada, piscina na cobertura, academia, espaço gourmet e coworking, dentre outros diferenciais exclusivos para os moradores. Para as áreas comuns e as plantas dos apartamentos decorados, a incorporadora convidou a Todos Arquitetura, escritório liderado por Maurício Arruda e Fábio Mota, especializado em interiores, cenografia e Branding 3D.

O paisagismo terá assinatura da Cardim Arquitetura Paisagística, de Ricardo Cardim, que trará elementos da vegetação nativa que ocupou o centro de São Paulo há 300 anos, formadas por espécies atrativas aos pássaros, com grande potencial em benefícios ambientais, ao impactar positivamente na saúde física e psicológica de todos, além de formar um ambiente muito agradável ao estar e à contemplação. Entre os destaques está um Jequitibá Rosa que será plantado na sua praça central, um “monumento-verde” que poderá viver séculos e que poderá ser admirado pelos moradores de suas janelas, além do rooftop, com uma praça suspensa, cheia de “Mata Atlântica” e gramados com uma vista da metrópole de tirar o fôlego. Por fim, a Rocontec é a construtora responsável pela engenharia e obra do empreendimento.

Com a proposta de reintegrar as pessoas à cidade, de forma agradável e segura, o andar térreo do edifício principal estará interligado por uma ampla galeria que conectará a tranquila rua Basílio da Gama com a Sete de Abril. O espaço aberto ao público terá lojas e restaurantes comandados por renomados chefs de cozinha e arte. As três torres residenciais terão entrada única pela rua Basílio da Gama. O estacionamento existente embaixo do prédio principal será ampliado para estender o conforto do condomínio através de um Hub de Mobilidade.

 Na adaptação dos espaços antes corporativos para os futuros residenciais, muitos materiais estão sendo removidos para revelar os elementos originais de valor histórico que serão preservados na obra, como os janelões de 2,60m de altura com caixilhos de ferro aparecerão por inteiro depois de retirado o antigo forro do teto e o pé-direito ficará com aproximadamente 4,20m nos apartamentos, sem as várias camadas de pisos instaladas no decorrer dos anos. “Identificamos diversos materiais e equipamentos que serão resgatados e preservados no empreendimento pelo seu valor estético e cultural, “contando” sua história para quem ali morar ou passar. Além disso estamos aplicando toda tecnologia disponível para garantir a melhor qualidade construtiva e manutenção do edifício para os futuros moradores”, explica o engenheiro civil Bruno Scacchetti, fundador e diretor executivo da incorporadora METAFORMA.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde