TELELOK
 

O ambiente é fator decisivo para casos de corrupção?

Diretora executiva jurídica e de governança corporativa, riscos e compliance da VL fala sobre como implementar boas práticas no dia a dia da empresa.

Por Joyce Andrews

O ambiente é fator decisivo para casos de corrupção?

Foto: Canva.com / Natee Meepian's Images

O noticiário brasileiro trouxe à tona casos de fraudes contábeis em grandes empresas com operação no país, comprovadas ou ainda sob investigação. É um cenário que pode ter levado investidores a colocar em descrédito a governança corporativa de companhias nacionais ou multinacionais, de uma forma geral. No entanto, é preciso esclarecer que a realidade em muitas empresas é completamente diferente deste cenário e que a governança praticada é, na verdade, uma referência. 

Por mais que seja menos visível a olhares externos que ações ambientais ou sociais dentro do escopo ESG, a governança corporativa é um pilar relevante e indissociável da prosperidade e longevidade das organizações. Contudo, não basta haver apenas o cumprimento de um extenso rol de ações, de um mero checklist. É preciso ter a base de tudo: a instalação de uma cultura ética. 

Em geral, funcionários não acordam em determinado dia pensando em não agir de forma ética, em fraudar a companhia ou praticar um ato de corrupção. O ambiente é fator decisivo para isso. Por exemplo, ao estabelecer metas irrealistas para o alcance de bonificações ou indicadores estratosféricos de desempenho unicamente financeiros e de curto prazo, a companhia tende a se pautar apenas por decisões equivocadas e com atalhos. Ainda mais grave: pode passar a mensagem para a organização de que vale tudo pelo resultado.

Os mecanismos, processos, regras e órgãos de governança em uma empresa devem ser vistos como criação de valor e não como burocracias necessárias. Não entender os motivos e a importância de tais ações equivale a não implementar nenhuma ação. Se uma auditoria é contratada por obrigação legal e não por sua importância para a proteção do negócio, aí está o problema. As linhas de proteção ao negócio não funcionam se não for para valer. É preciso haver vontade e implementação de forma genuína para que aconteça a geração de valor advinda da boa prática da governança corporativa.  

É necessário que todos: acionistas, conselheiros, executivos, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders enxerguem que a governança e a ética são fundamentais para a organização - como os rodeiros são necessários para que os vagões andem sobre os trilhos, em uma metáfora apropriada para a atividade da VLI

Desde sua criação, em 2010, a VLI trabalha com sólidos conceitos de governança corporativa, que, como em toda caminhada, foi ganhando elementos ao longo do tempo. Não é possível implementar todas as boas práticas da noite para o dia. Para ir além do checklist, é preciso incorporar a governança no dia a dia da empresa, como condição de contorno para qualquer decisão. É também de fundamental importância eliminar e neutralizar qualquer situação de conflitos de interesses. A começar dos acionistas. Os acionistas dão o tom para toda organização. 

A VLI tem como acionistas grandes companhias nacionais e multinacionais, que já pactuaram que a governança da companhia é mais forte do que qualquer vontade individual. Isso tem um valor imensurável, ou seja, é uma cadeia de pensamentos uniformes, em que todos estão cientes de que é necessário caminhar em direção a um propósito comum, sem desvirtuar regras, práticas, mecanismos e de que é preciso fazer a coisa certa, sem atalhos. 

O fortalecimento da infraestrutura é condição essencial para o crescimento do país, o que se encaixa com o propósito da VLI: a transformação da logística nacional. Tudo isso passa antes pelo reforço de processos internos das empresas do setor, pela educação e engajamento de empregados em temas como cultura ética, governança, gerenciamento de riscos e compliance; e pelo entendimento cada vez mais claro no país - tal como se vê no exterior - de que tais valores compõem o interesse público. No mundo corporativo, a boa governança sempre será um pressuposto da solidez e da longevidade dos negócios.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP