Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como o aprendizado contínuo impulsionou a carreira de Ricardo Barros

Uma gestão digital eficiente que impulsiona e aproxima soluções e equipe

Por Léa Lobo

Na trajetória de Ricardo Barros, o aprendizado contínuo foi a chave para o crescimento profissional e a consolidação de sua posição de destaque na Vivo (Telefônica Brasil). Com uma carreira iniciada no setor de Call Center e DataCenter em 2004 e passagem por grandes empresas como Bradesco, Contax, Teleperformance e Grupo Konecta, ele se especializou em manutenção de missão crítica, datacenters e infraestrutura predial. Hoje, como Gerente de Planejamento e Engenharia de Infraestrutura da Vivo, ele é responsável por garantir a confiabilidade e expansão da rede fixa de telecomunicações da operadora em todo o Brasil.

Com formação em Engenharia Elétrica e CREA ativo, Ricardo buscou aprimoramento acadêmico com um MBA em Gestão de Facilidades pela USP, cursou um MBA em Gestão de Obras, Qualidade e Desempenho das Construções na FMU e recentemente uma Pós graduação em Gestão de Redes. Para ele, a qualificação constante é essencial em um mercado dinâmico como o de telecomunicações. "O tempo de maturidade dos profissionais terceirizados está cada vez menor, por isso, é fundamental criar uma base sólida de conhecimento para garantir que as operações ocorram com eficiência e qualidade", afirma.

Desde que assumiu a gestão da equipe de engenharia de infraestrutura da Vivo, Ricardo enfrentou desafios como reestruturação de equipes e aumento expressivo de demandas. Em pouco tempo, seu time passou de 15 para 28 pessoas e sua gestão foi ampliada para incluir não apenas a engenharia, mas também o planejamento e a implantação de obras. Atualmente, ele gerencia aproximadamente 2.500 prédios fixos e mais de 4.600 sites de backbone em todo o país, garantindo a expansão da infraestrutura necessária para suportar o avanço do 5G no Brasil.

Um dos diferenciais do trabalho de Ricardo foi a implementação de processos automatizados para otimizar a gestão de contratos e a fiscalização de obras. Ele montou um time de desenvolvimento interno para criar soluções digitais que agilizam a análise de orçamentos e conferências fiscais, permitindo um melhor controle dos recursos financeiros. "Criamos robôs para validar orçamentos e verificar escopos de obras automaticamente, garantindo maior precisão e evitando erros que poderiam gerar prejuízos", explica.

Além disso, Ricardo destaca a importância do uso de gêmeos digitais e simulações computacionais para prever cenários e melhorar a tomada de decisão estratégica. "Podemos testar soluções antecipadamente e direcionar treinamentos para capacitar a equipe, garantindo que estejam preparados para qualquer situação crítica", enfatiza.

Os resultados de sua gestão foram expressivos. Em 2024, a equipe de Ricardo Barros conseguiu entregar 100% das metas regulatórias estabelecidas pela Anatel dentro do prazo, algo que não aconteceu nos últimos 8 anos. Esse desempenho excepcional permitiu que sete profissionais de sua equipe fossem promovidos ou reconhecidos por mérito, um feito inédito na área.

A dedicação de Ricardo ao desenvolvimento de sua equipe é um reflexo de sua trajetória profissional. Ele valoriza a diversidade geracional no time e investe em qualificação, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo.

Ricardo Barros será um dos palestrantes do 20º Congresso InfraFM, o maior evento de Facilities Management da América Latina. Ele abordará como as tecnologias tem a ver com escassez de mão de obra. "A implementação de processos inteligentes e automação é um caminho sem volta para a gestão eficiente de infraestruturas prediais. Não basta ter a tecnologia, é preciso ter pessoas capacitadas para utilizá-la da melhor forma", destaca.

Com uma carreira marcada pela busca incessante por conhecimento e inovação, Ricardo Barros se consolidou como uma referência na engenharia de infraestrutura da Vivo. Sua história é um exemplo inspirador de como o aprendizado contínuo pode impulsionar o crescimento profissional e transformar desafios em oportunidades.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking