Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Dicas práticas para economia energética em 2025

Mudanças simples para empresas atingirem eficiência em gasto de energia.

Por Redação

Dicas práticas para economia energética em 2025

Foto: Canva.com/Noppakhoon Skriloona

Nesse início de ano, é importante alinhar as estratégias de economia e sustentabilidade no ambiente de trabalho, de forma que exista um plano definido para os próximos meses. Nesse sentido, poucas são tão essenciais quanto o controle de energia no escritório.

Não são necessários grandes esforços ou reformulações para que a sua empresa atinja a otimização energética. Além dos esforços individuais, existem ações práticas por parte das empresas que podem fazer a diferença.

Beatriz Araújo, gerente de Operação e Manutenção de Eficiência Energética da GreenYellow, lista mudanças que podem ser feitas tanto pelos colaboradores quanto pela gestão, e que podem impactar positivamente, tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental, em sua empresa:

Para os profissionais:

Desconecte equipamentos nos intervalos: Retirar os equipamentos das tomadas durante os intervalos de turno ou ao fim do expediente reduz o consumo fantasma, responsável por até 12% do gasto elétrico em algumas empresas.

Priorize a luz natural: Aproveite ao máximo a iluminação natural e o ar fresco nos dias com temperaturas mais amenas. Além de economizar energia, essa prática melhora o bem-estar.

Ative o modo de hibernação: Configure os monitores para hibernar durante períodos de inatividade. Um monitor pode consumir até duas vezes mais energia do que a CPU quando permanece ativo sem necessidade.

Mantenha o ar-condicionado a 24°C: Essa temperatura é eficiente e evita picos de consumo, garantindo conforto sem desperdícios.

Para as empresas:

Automatize a iluminação: Instale sensores de presença em banheiros, corredores e salas de reunião. A dimerização também é uma solução eficaz.

Crie ambientes claros: Paredes brancas ou de tons claros refletem mais luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Considere um telhado verde: Para edifícios que suportam essa solução, o telhado verde reduz a absorção de calor e ajuda a manter a temperatura interna mais equilibrada durante todo o ano.

Utilize aplicativos de controle remoto: Ferramentas que permitem monitorar eletrônicos e sistemas de climatização remotamente podem otimizar o uso. Por exemplo, ligar o ar-condicionado antes da chegada da equipe, evitando ajustes bruscos que aumentam o consumo.

Modernize os equipamentos: Substitua equipamentos antigos por opções mais eficientes, como lâmpadas LED, e atualize sistemas de automação para otimizar processos e economizar energia.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde