Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

De volta à TIM, Flávia Maciel fala sobre carreira

Ela assume gestão de Facilities nas sedes, prédios e lojas em nível nacional.

Por Natalia Gonçalves

As grandes obras da engenharia, como a Ponte Rio–Niterói, sempre despertaram o interesse de Flávia Maciel. Ainda adolescente, ela sonhava em cursar Engenharia Civil e atuar no campo estrutural. A vida, no entanto, tomou outro caminho. De certa forma, como ela descreve, Facility Management a escolheu.

Desde a infância, a mãe de Flávia reforçava a importância dos estudos e deixava claro, que devido as condições financeiras da família, ela deveria passar em uma faculdade pública ou não teria ajuda para pagar as mensalidades do curso. “Engenharia sempre foi um curso mais caro, né? Então, decidi: ‘é estudar ou estudar’. E aí, eu comia os livros mesmo”, recorda.

Quando estava no quarto semestre de Engenharia Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a mãe de Flávia faleceu. Já com 21 anos, ela começou o primeiro estágio de engenharia, em uma empresa de manutenção predial. No início, não tinha certeza se era o que realmente gostava de fazer, mas precisava trabalhar.

O segundo estágio, em uma empresa da indústria farmacêutica, apresentou-lhe os processos de melhoria contínua. Para Flávia, essa experiência foi uma verdadeira escola. Durante os oito anos que permaneceu na empresa, chegou ao cargo de coordenadora de Manutenção Civil e Obras. Nesse período, ela também se casou e, após sentir que sua carreira estava consolidada, tornou-se mãe.

Escolher entre ocupar um cargo de liderança ou dedicar-se à família, conforme Flávia, nunca foi uma opção. No entanto, ela percebe que a sociedade, muitas vezes, não associa mães a posições de liderança. Essa percepção reflete a tendência de que a progressão profissional feminina muitas vezes é acompanhada pelo adiamento ou até renúncia à maternidade. No Brasil, apenas 18% das mulheres em cargos de liderança têm filhos, em contraste com 35% dos homens em posições semelhantes, de acordo com um estudo da FGV em parceria com a consultoria Me.

Liderança como uma nova paixão

Por meio de networking com o mercado, ela foi convidada a ocupar o cargo de especialista em Facilities Management na TIM. Dois anos depois, foi promovida a gerência da área, sendo responsável pelas sedes e lojas das regionais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Norte e Nordeste.

Na TIM, Flávia encontrou uma grande flexibilidade para implementar melhorias, justamente devido à agilidade inerente ao setor de telecomunicações. “Temos velocidade porque a própria entrega do core business da empresa é rápida”, explica. Após seis anos na multinacional, ela enfrentou novos desafios profissionais, mas retornou à TIM em setembro deste ano.

“Eu estou muito feliz em voltar, muito feliz. A TIM me recebeu de braços abertos, o que é gostoso, porque você tem certeza de ter deixado uma boa marca”, conta a profissional. Como Facility Manager Sênior, atualmente Flávia é responsável pelas sedes, prédios e lojas em nível nacional.

Apesar de sempre ter sonhado em trabalhar em uma multinacional, Flávia não conseguia imaginar-se como líder no começo da carreira. Hoje, muito mais próximo das pessoas do que da operação, ela entende a liderança como uma paixão: “não sei se nasci líder, mas ver a evolução das pessoas é algo que gosto”. As pessoas, como Flávia ressalta, são a chave para tudo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde