Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Gerente administrativo de Data Centers, Silvia Godoy compartilha trajetória que iniciou na cozinha de um restaurante.

Por Natalia Gonçalves

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Foto: Canva.com/ baranozdemir


Silvia Godoy, gerente administrativo de Data Centers na Ascenty, sempre se identificou com atividades mais generalistas. Para a profissional, a possibilidade de saber sobre vários assuntos e atividades, e como esses podem ser importantes e interligados, é um ponto fundamental em Facility Management. “A adaptabilidade me trouxe vantagens competitivas, ser uma pessoa não engenheira entre tantos engenheiros me permite ter uma visão diferenciada e questionadora, complementando a equipe”, diz Godoy.

Na última década, a profissional acompanhou a implementação de 34 novas operações da Ascenty, desde a primeira filial da empresa. “Poder acompanhar uma construção da etapa de terraplanagem até a entrega da operação é fascinante. Grandes obras, com densidades energéticas exponenciais, em um período de entrega tão arrojado, fazem comprovar como a gestão de projetos é muito importante”, ressalta.

Para Silvia, acompanhar as obras é um prazer. Apesar de acompanhar algumas mais de perto do que outras, ela destaca a organização das obras fora do Brasil, como o processo de expandir a operação da Ascenty na pandemia de Covid-19. Os Data Centers foram considerados, como pontua Godoy, operações de missão crítica durante esse período, visto que toda a sociedade passou a demandar mais e mais de conexões e serviços online.

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Desde o técnico em design de interiores até a pós-graduação em gestão de projetos, toda a trajetória acadêmica de Silvia a auxilia na gestão de Facilities. A primeira experiência de trabalho de Godoy foi em um restaurante a quilo na Vila Madalena, onde lavava a louça. Depois, conseguiu a oportunidade em hotelaria, onde passou pelos setores de eventos, recepção e auditoria noturna.

Contudo, a primeira experiência em Facilities ocorreu quando participou da implantação de uma grande rede de shoppings centers em Jundiaí, onde atuou no atendimento e na qualidade. Nos últimos anos, passou por experiências que confirmaram algo aprendido ainda em hotelaria: “quando as pessoas entendem os motivos, as razões pelas quais elas fazem as suas atividades, mais aptas estarão para trazer soluções padrões ou criativas para todas as situações”.

“Quando trabalhava em hotelaria, trabalhei um período na madrugada, onde ficávamos sozinhos, sem gestão, sem manutenção, apenas recepcionistas no hotel e meu líder na época me perguntou: ‘se começar um vazamento de água em um dos apartamentos, o que você faz?’. Prontamente respondi que precisava fechar o registro para parar o vazamento e posteriormente buscar limpeza e organização do local”, lembra Silvia.

Conforme a profissional, a reação do gestor foi de surpresa, pois o restante da equipe havia pensado em soluções para resolver os “sintomas” do vazamento. O feedback daquele dia repercute por toda a carreira de Godoy, pois o conhecimento do próprio propósito a permitiu tomar melhores decisões.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde