Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estratégia de sustentabilidade?

As minúcias do setor de higiene profissional.

Por Mateus Murozaki

por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estrategia de sustentabilidade?

Foto: Divulgação

Empresas que oferecem soluções de limpeza voltadas para a venda de utensílios acabam caindo em um questionamento importante: o quão resistente deve ser seu material?

A resposta pode parecer óbvia, afinal, quanto mais resistente melhor, correto? Porém, nesse caso deve-se olhar por uma outra ótica. Saindo do âmbito de limpeza, vamos pensar em um caso que ocorreu na metade desse ano: o da Instant Brands Inc., empresa canadense com foco na produção de utensílios de cozinha.

O maior produto da empresa foi, de longe, o Instant Pot, um eletrodoméstico que consegue preparar comidas automaticamente de diversas maneiras e que foi um grande sucesso durante a pandemia. Em junho desse ano, porém, a Instant Brands decretou falência após diversos trimestres com vendas cada vez mais baixas.

Enquanto diversos fatores contribuem para esse declínio, muitos analistas de mercado apontam para uma ironia cruel: o Instant Pot era tão bom que era praticamente uma compra única. Até hoje se vê legiões de fãs do produto compartilhando suas receitas e espalhando amor pelo utensílio e, para essas pessoas, a falência da Instant Brand não representa uma grande perda, visto que seu produto é tão bom que ainda deve durar algum tempo.

Pois essa é a questão: enquanto produtos frágeis prejudicam a imagem da empresa e podem acabar com um negócio devido à má fama, produtos duradouros podem causar prejuízo a longo prazo devido à menores taxas de trocas e falha em converter o consumidor aos outros produtos que a empresa oferece. O caso do Instant Pot é ainda mais agravante pois, de certa forma, o eletrodoméstico ia contra outros produtos da Instant Brands, como sua seleção de cooktops considerada uma falha.

Recentemente, a TTS do Brasil realizou a manutenção de 20 carrinhos de uma empresa não-especificada. Alguns deles foram adquiridos há 13 anos. Essa é uma das soluções que a fabricante de equipamentos de limpeza encontrou para essa situação: oferecer manutenção completa e pronta para seus clientes de todos os seus materiais.

“O grande diferencial da TTS está muito ligado à qualidade dos nossos equipamentos, que são extremamente duráveis, e às possibilidades de fazer manutenção... Nós temos 100% de peças de manutenção! comenta Tatiane Honeize, consultora comercial da TTS.

Essa abordagem vai de encontro ao objetivo da empresa, que é fazer com que seus parceiros compreendam a importância da limpeza sustentável, sem gastar ou trocar equipamentos sem necessidade. Honeize salienta que os utensílios devem ser “economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos”.

De acordo com a profissional, um dos objetivos da empresa é diferenciar o conceito de “higiene” do conceito de “lavagem” para acabar com o consumo desnecessário de água. Honeize aponta que otimizar o uso da água não é apenas uma questão ambiental, mas também afeta a eficiência, visto que, quando se usa água em uma limpeza não necessária, a produtividade da operação de limpeza cai.

“Eu acho que o profissional de limpeza, no Brasil é desvalorizado”, diz a consultora comercial. O trabalho desses profissionais é essencial em todo e qualquer local, porém não é devidamente valorizado e  a TTS tenta driblar isso fazendo capacitação de seus profissionais, assim como apontamentos para os clientes explicando, com dados, o quão benéfico é apostar no bem-estar desses colaboradores.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde