Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O que é o novo modelo de construção que apela para a nova geração?

Conceito está sendo implantado no Brasil após se popularizar nos EUA e na Europa.

Por Mateus Murozaki

O que é o novo modelo de construção que apela para a nova geração?

Foto: Divulgação

A geração Z, dos nascidos entre 1995 e 2010, preza especialmente pela liberdade financeira e senso de individualidade, e poucas coisas representam mais um sinal de crescimento do que a moradia própria.

Por conta desse ímpeto de sair da casa dos pais, somado à situação econômica, o aluguel de imóveis acabou se tornando uma tendência entre a geração: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, dos 71 milhões de domicílios no Brasil em 2018, 12,9 milhões eram alugados.

Isso fez com que um conceito já muito conhecido nos EUA, Europa e Ásia começasse a dar passos no Brasil: o Built-to-rent (construído para alugar). Tratam-se de empreendimentos construídos especificamente para aluguel, levando em consideração as necessidades e desejos principais dos locadores: locais modernos, práticos, confortáveis, em boa localização e com espaços para trabalho.

Esses empreendimentos também contam com uma grande flexibilidade nos contratos, sem muitas amarras contratuais caso seja necessário se mudar para um novo local, tornando a portabilidade um fator determinante nos negócios.

Isso apela não apenas para moradias, mas também para a locação de escritórios e outros tipos de ambientes de trabalho por parte de pessoas que não querem estar presas em um contrato por anos.

Modelos de contratação alternativos

Frente à esse novo modelo, a CH3 construtora desenvolveu o BTR3, modelo de contratação onde as incorporadoras entregam espaços de qualidade com a propriedade de aluguel a longo prazo. É uma via de mão dupla onde os inquilinos aproveitam da flexibilidade do aluguel e espaços bem projetados com variedade de serviços e os investidores tem a oportunidade de obter um fluxo de renda estável.

“O BTR3 é uma modalidade financeira de parcelamento de obras com juros diferenciados e atrativos (a partir de CDI + 1%). Ao solicitar essa linha de crédito o cliente recebe a obra e paga no longo ou curto prazo, sem juros. Com essa solução financeira o cliente amortiza o investimento em prestações acessíveis e concedida através de recursos próprios da CH3 Construtora. É uma solução completa de parcelamento de obra feita de acordo com a necessidade de cada cliente, que inclui o escopo completo da obra, instalações, equipamentos e decoração”, explica Fernanda Ristori, gerente de novos negócios e marketing da CH3.

A linha de financiamento pode ser contratada por escritórios, redes de lojas, residências de alto padrão e condomínios logísticos em São Paulo, capital e interior de SP.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde