Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Sistema de gerenciamento de frota

[Vitrine Facilities] Medida gera diminuição de casos de fadiga e excesso de velocidade

A LOTS Group, empresa pertencente ao grupo Scania, um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões e ônibus, uniu-se à Trimble Transportation Latam, referência em soluções de tecnologia para monitoramento de frota, a fim de melhorar o gerenciamento dos veículos. Nos dois primeiros meses da implantação das soluções, a empresa reduziu em 87% os eventos de fadiga e em 78% os casos de excesso de velocidade na frota.

"São números que passam mais segurança a todos os nossos motoristas. Há anos, eu enxergava que o nosso transporte era de produtos. Mas, hoje, sei que é muito mais que isso. Nós transportamos e trabalhamos com vidas", afirma Juliano Basseto, gerente de Operações da LOTS Group.

A união do sistema da LOTS Group às soluções da Trimble Transportation auxiliou a empresa de transportes a atingir o seu propósito de ajudar os clientes a alcançar um padrão de excelência nas operações logísticas.

Atualmente, a empresa trabalha com monitoramento on-line da operação e a comunicação com o motorista, por exemplo, é em tempo real. Além disso, também adotou o papel do líder, que trata todos os desvios de comportamento.

"Nós conseguimos monitorar todos os motoristas na questão de fadiga e no uso de celular e isso traz também, não só para a empresa, mas para a sociedade, a questão da conscientização e da segurança no trânsito", comenta Evandro de Oliveira, líder de turno da LOTS Group. 

Tecnologia e segurança

Segundo Basseto, a implantação das soluções para gerenciamento de frota gerou uma mudança de cultura não só nos motoristas, mas também na gestão. "A tecnologia veio para mudar a nossa visão e a forma de gerir o nosso dia a dia. Somente com a adoção dessas soluções, pude garantir que a nossa operação fosse realmente segura e ainda mais eficiente", comenta.

Uma das tecnologias adotadas foi o Vsafe da Trimble, que detecta comportamentos de risco ao volante como: falar ao celular, fadiga, sonolência, distração e aproximação ou risco de colisão. "O sensor emite alertas ao motorista e para a central de monitoramento. Isso, integrado à telemetria, possibilita ao gestor realizar as tratativas em tempo real, evitando ocorrências futuras e, até mesmo, acidentes. É um investimento que traz inúmeros benefícios às empresas", explica Lucas Gabriel Oliveira da Silva, Customer Experience Consultant da Trimble Transportation.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking