Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

W-Energy auxilia a economizar milhões de litros de água

Medida utiliza tecnologia oriunda de sonar de submarinos

O que antes era comum em grandes empresas do Vale do Silício já é realidade no Brasil. Nos últimos 12 meses, o empresário da sustentabilidade, Wagner Cunha Carvalho, à frente da W-Energy, empresa voltada a soluções de combate ao desperdício de água, atingiu resultados empolgantes, somando um total de 413 milhões de litros de água em prol do meio ambiente e da saúde financeira de seus clientes. Num comparativo, esse número corresponde a 20.650 caminhões-pipa, 330 piscinas olímpicas e 17,5 dias de abastecimento da cidade de São Caetano (SP).

Para atingir esses números foi utilizada uma tecnologia IoT, oriunda de sonar de submarinos, que monitora, em tempo real, a quantidade de água que uma empresa consome, 24 horas por dia, e emite relatórios virtuais sobre a regularidade desse consumo. Caso algo saia dos padrões, apontando irregularidades como vazamento invisível, mau uso ou vandalismo em equipamentos de saída de água, um alarme é emitido para a empresa, que se prontifica imediatamente a verificar e corrigir o ocorrido.

O desperdício de água ainda atinge números alarmantes no Brasil: segundo o ranking do saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (2020) e a consultoria GO Associados, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS - base 2018), a quantidade chega a mais de um terço da água tratada. Em termos percentuais, isso significa 38,5% da água tratada desperdiçada antes de chegar aos destinatários finais, ou seja, quase 40 litros se perdem a cada 100 litros de água captada da natureza.

Dentre os serviços oferecidos pela W-Energy, que atende clientes como universidades, hospitais, redes de fast food, rede de supermercados, call centers, etc., também está um conjunto de ações realizadas para essa transformação sustentável das empresas que buscam o monitoramento de água, como a implantação de tecnologias economizadoras, que poupam cerca de 10 litros de água por minuto em relação as torneiras comuns (até 98%), localização e inspeção de todos os vazamentos com tecnologia semelhante à uma endoscopia, que filma por dentro da tubulação para otimizar reparos, além de instalação de comunicação visual e treinamentos para todos os colaboradores sobre o consumo sustentável e melhores práticas.

"Com visão do futuro, buscamos ir além. Focamos em investimentos constantes e na humanização de nossas ações, tudo para conquistarmos métodos sustentáveis e, assim, ajudarmos nossos clientes e o meio ambiente. O principal poder para promover mudanças necessárias, reside no amor pelas gerações futuras", diz Wagner.

O CEO, que começou com poucos recursos, se tornou uma das principais vozes do setor de investimentos em sustentabilidade com foco em economia de água e energia do país. Foi reconhecido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), em Manaus (AM), como personalidade Protetora da Natureza, por sua dedicação e envolvimento no fomento a Educação Ambiental e na promoção de ações em Preservação e Defesa do Meio Ambiente, para as presentes e futuras gerações.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking