TELELOK
 

Transformação digital no canteiro de obras

Chegou a hora da construção civil

Por Thiago Campaz

O setor da construção civil sempre foi marcado por uma certa resistência na adoção de novas tecnologias. Para se ter uma ideia, segundo o relatório divulgado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o Brasil ocupa a última posição entre os 29 países considerados no ranking de produtividade da mão de obra na construção civil. E o que mais chama atenção é o motivo: o investimento em pesquisa e desenvolvimento na área é baixo.

Alguns especialistas da área justificam que, por se tratar de um setor muito tradicional, geralmente essa resistência à inovação é causada pelo medo do surgimento de novos problemas relacionados à digitalização.

No entanto, o principal ponto a se considerar é que, hoje em dia, a falta de inovação afeta diretamente a capacidade competitiva da empresa. E isso sim pode ser um grande problema.

A dica é começar pelo canteiro de obras, que é onde ocorrem os maiores lucros ou prejuízos de um projeto. Implementar inovações simples e que ajudem a diminuir a burocracia envolvida nos processos dos canteiros de obras pode resultar em ganhos expressivos, como a redução de custos e tempo de conclusão dos projetos.

Por exemplo, o simples fato de ter disponível um cartão empresarial para cada empreendimento da empresa já soluciona uma grande parte do problema de desalinhamento de informações entre as obras e os escritórios do projeto. Dessa forma, um dos principais problemas enfrentados pelas instituições - relacionado ao processo de compras no canteiro de obras - pode ser solucionado com inovações simples e efetivas, como é o caso dos  cartões empresariais e softwares de gestão.

E isso é especialmente verdade para os cartões do tipo pré-pago, já que eles permitem ter um controle muito mais dinâmico do orçamento disponível; personalizar os limites e controles dos gastos periféricos; controlar os custos por categorias e centro de custo; além de simplificar a prestação de contas de todas as despesas previstas e imprevistas que ocorrem no canteiro de obras.

Não é difícil encontrar depoimentos e business cases que comprovam os benefícios do investimento em inovação no canteiro de obras. Existem casos de ganhos realmente expressivos, que chegaram a reduzir 75% do tempo gasto com processos administrativos, por exemplo.

Por fim, concluo que a tecnologia precisa se fazer cada vez mais presente nas empresas que atuam na construção civil e com papéis e objetivos bem diferentes. Diante disso, as companhias precisam identificar os principais gargalos para que assim eles possam implementar a inovação mais adequada para resolvê-los e também para proporcionar mais vantagem competitiva e trazer mais agilidade e produtividade nos processos internos, alcançando benefícios para todas as áreas deste setor.

​*Thiago Campaz, é CEO e co-fundador do VExpenses. Trabalhou por 6 anos assessorando grandes empresas do agronegócio na otimização de suas estruturas de capital, em processos de estruturação de dívida, acesso a mercado de capitais e fusões. Participou da captação de mais de R$ 1bi em financiamentos.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
2º Fórum Infra FM Workplace

Evento reuniu prática, teoria e networking de peso para falar o que há de novo e o que realmente funciona na gestão de workplaces

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP