Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Janaina Medeiros, analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management, compartilha resultados obtidos através da implantação de novas tecnologias na empresa.

Por Natalia Gonçalves

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Da esquerda para a direita a equipe de Facilities Management da Elopar: Davi Oliveira, analista Administrativo, Giovanna dos Santos, assistente Administrativo, Janaina Medeiros, analista Facilities, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities, Mônica Carvalho, analista Administrativo, Rebeca Sousa, analista Facilities, e Mateus Santos, analista Administrativo. Foto: Arquivo pessoal

No início da implantação de novas tecnologias na Elopar, holding do Banco do Brasil e do Bradesco, Janaina Medeiros foi resistente. Como analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management (FM) da empresa, ela confessa que já chegou a enxergar as novas tecnologias como ameaças. “Contudo, no decorrer da implantação das automações, eu fui me interessando cada vez mais por esse mundo e entendi que, na verdade, a tecnologia veio para agregar”, comenta.

Atualmente, a equipe de FM da Elopar conta com automações em três atividades: gestão de viagens e mobilidade, manutenção predial e gestão de cartões corporativos. Em Viagens e Mobilidade, Janaina explica que houve a implantação de automação robótica de processos (RPA) para realizar cadastro, exclusão e atualização de dados dos colaboradores nas plataformas. De acordo com a analista, a otimização de tempo nas tarefas rotineiras foi o principal benefício.

“Hoje consigo ser muito mais estratégica e focar em demandas que agregam valor a minha atividade e a empresa. Na área de viagens, tivemos um saving no primeiro trimestre de 2024, comparado com o mesmo período de 2023, de quase 83%, apenas negociando acordos comerciais”, destaca Janaina.

Leia também: Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?


​Além disso, em Viagens e Mobilidade ocorreu a melhoria da experiência do usuário. Antes da implantação da RPA, o SLA (Service Level Agreement ou, em tradução para o português, acordo de nível de serviço) era de sete dias úteis para atualizações cadastrais nas plataformas. Com a automação, essa demanda é atendida em um dia útil.

Na área de manutenção predial, neste sentido, também houve melhorias através da implementação da automação nos sistemas de ar-condicionado. Além de maior eficiência operacional, a automação resultou na diminuição do consumo de gases dos aparelhos, economia de custos e melhor utilização de recursos.

Em gestão de cartões corporativos, o time de Facilities observou uma maior segurança e conformidade nos processos. “A interação com a ferramenta de prestação de contas, para atualização cadastral dos dados do colaborador, é feita 100% pela automação”, explica Janaina.

Durante o planejamento de implantação das automações, segundo a analista de Facilities, foi realizado o levantamento das principais atividades da área, considerando dois requisitos: otimização de tempo e complexidade das atividades. Desta forma, o principal objetivo da equipe era escolher automações que facilitassem a rotina dos analistas, para mais foco em atividades estratégicas e menos operacionais.

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Foto: Arquivo pessoal 


​Assim, para representar as automações na área de Facilities Management, a equipe acolheu uma nova integrante. Em fevereiro deste ano, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities da empresa, ganhou uma réplica da faxineira robô da série animada Os Jetsons, que foi apelidada pela equipe como Fafá. Na série dos anos 1960, a robô representava o futuro, por isso o time de FM tinha certeza que ela era a figura certa para representar as automações da área.  

​Quer saber mais sobre os desafios e as oportunidades da implantação de novas tecnologias? Durante o Congresso InfraFM, Fernanda Carvalho compartilhará mais detalhes sobre a gestão de viagens corporativas da Elopar. Para conferir a programação do evento, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde