Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Questões de mobilidade na vindoura Linha 6 – Laranja

Os equipamentos escolhidos para lidar com o desafio de um fluxo diário de 630 mil pessoas.

Por Mateus Murozaki

Mobilidade na vindoura Linha 6 - Laranja

Foto: Divulgação Linha Uni

Responsável por 60% dos equipamentos de escadas rolantes e elevadores no transporte público de São Paulo, a TK Elevator agora adiciona ainda mais a essa porcentagem, sendo a empresa escolhida para cuidar do transporte vertical das 15 estações da vindoura linha 6-Laranja do metrô.

O projeto conta com o maior número de equipamentos para o metrô da empresa até agora. Contando todos os trabalhos já realizados, são mais de 1.000 equipamentos instalados: 800 escadas rolantes e 220 elevadores.

“Para o projeto da Linha 6-Laranja, vamos atuar em conjunto com a nossa fábrica de escadas rolantes da Espanha para entregarmos equipamentos com tecnologia mundial e presente nas principais obras de infraestrutura do mundo, como o Metrô de Quito, no Equador. Nosso compromisso é proporcionar conforto e segurança aos usuários, mantendo os padrões de qualidade da marca. Para tanto, contamos com equipes preparadas para proporcionar o melhor atendimento, com o objetivo de atingir a excelência no que se refere ao transporte vertical de alto fluxo”, afirma Renato Medrado, Gerente de Projetos Especiais da TK Elevator para a América Latina.

Edificações de transporte público são particularmente dependentes de boa infraestrutura e mobilidade devido ao seu elevado número de usuários diários. Estima-se um fluxo de 630 mil passageiros diários na Linha 6. De acordo com a TK, os elevadores sendo implementados vão comportar 20 usuários por viagem, enquanto as escadas rolantes vão transportar 8.200 pessoas por hora.

Tais elementos são absolutamente necessários para o cumprimento das diversas normas e artigos previstos na lei para a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais em tais espaços. De acordo com dados do Observatório dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o estado de São Paulo conta com aproximadamente 18,9 milhões de pessoas com deficiência, que ainda não recebem o cuidado que merecem por diversos fatores. Nesse sentido, pequenos passos como tecnologias que lhes permitem facilitar os trajetos da bilheteria até a plataforma já representam avanços.

A Linha Laranja está com sua entrega prevista para abril de 2027, de acordo com o governador Tarcísio Freitas. Como já mencionado, terá 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia com o centro da cidade. O governador também afirma que o projeto conta com a intenção de ampliar para adicionar mais 6 estações e fazer o trajeto atingir São Carlos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking