Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Por Natalia Gonçalves

Japan House: de visita da princesa do Japão à LEED

No início da Avenida Paulista, uma das principais avenidas e cartão postal de São Paulo, é possível se teletransportar para outro universo. Na Japan House, não se ouve a poluição sonora da rua, assim como, a temperatura e a iluminação foram pensadas para trazer mais relaxamento aos visitantes. Para Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição, nenhum dia é igual ao outro na execução dos serviços para garantir a melhor experiência possível.

“O que existe é planejamento de curto, médio e longo prazo, treinamento das equipes, organização e claro, preparo para administrar imprevistos. E para lidar com isso, é preciso improvisar, ter jogo de cintura”, observa Mattedi. Há sete anos na operação da Japan House, o profissional começou a carreira na área de eventos. Quando assumiu a coordenação de operações em 2017, enfrentou os desafios de liderar diferentes equipes pela primeira vez.

“De certa forma, foi natural [liderar], mas não quer dizer que tenha sido fácil. No início, senti que faltava certo amadurecimento em relação a formação do meu estilo de liderança, que hoje tenho mais clareza. Eu tinha 27 anos e, de certa forma, liderava pessoas com muito mais idade do que eu. Hoje me sinto mais seguro e confiante na minha posição”, comenta.

Em 2020, a Japan House conquistou a certificação LEED Platinum, um dos projetos mais complexos da carreira de Bruno: “o processo foi bem longo. Foram 12 meses de monitoramento da operação da casa, avaliando o consumo de água, energia, gestão de resíduos, inúmeros documentos e processos que foram criados do zero”. Apesar de um processo trabalhoso, segundo ele, foi uma experiencia enriquecedora, pois permitiu o desenvolvimento de análise crítica da operação e do espaço.

“Na época do monitoramento da primeira certificação, nós conseguimos identificar um vazamento no sistema de irrigação com bastante antecedência, o que nos permitiu economizar e solucionar o problema rapidamente. Ter contribuído para a conquista do LEED Platinum para a Japan House, sendo a única instituição cultural com esse certificado, é motivo de muito orgulho”, destaca. No ano passado, a Japan House conquistou a recertificação.

Desde a inauguração em 2017, a Japan House já recebeu mais de três milhões e meio de visitantes. “A mais icônica, até o momento, foi a visita da princesa Mako do Japão [atualmente, ex-membro da família imperial japonesa], em 2018. Foi muito legal poder participar do planejamento e organização da visita da princesa”, compartilha Mattedi. Além da unidade em São Paulo, a Japan House também é presente em Londres e Los Angeles, sendo um projeto do governo japonês para difundir elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. 

Gostaria de conhecer a operação da Japan House de perto? Garanta a sua participação no Congresso InfraFM e tenha a chance de realizar uma visita técnica à instituição. Para saber mais sobre a programação do evento, clique aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP