Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Projetos antiurbanos: qual o papel de FM em repensar as cidades?

Como inviabilização de obras e falta de estruturação de processos públicos é ponto de atenção para o setor. Evento sobre urbanismo social discute transformação dos territórios para gerar pertencimento.

Por Natalia Gonçalves

Projetos antiurbanos: qual o papel de FM em repensar as cidades?

Horário de pico na estação da Sé, centro de São Paulo. Foto: Canva.com/ TacioPhilip


Afinal, o conceito de urbanismo social é um pleonasmo? Na teoria, o urbanismo atua no planejamento urbano tendo como objetivo o bem-estar da sociedade. Contudo, como explica Carlos Leite, diretor da Faculdade de Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, não faltam exemplos de projetos urbanísticos “antiurbanos”, que pioram a relação dos cidadãos com a cidade onde moram. Deste modo, o estudo de urbanismo social pode parecer redundante, mas nunca foi tão necessário reforçar o adjetivo.

No II Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, que aconteceu na última semana em São Paulo, houve a discussão de temas para a promoção de cidades justas. Através da ampliação de ofertas de infraestrutura, o urbanismo social visa melhorar indicadores sociais, com soluções integradas para as questões habitacionais e “governança compartilhada” das infraestruturas. Para Leite, o objetivo da abordagem é transformar os territórios para gerar pertencimento.

Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

Da esquerda para a direita: Katia Mello, Carlos Leite e Laryssa Kruger. Foto: Divulgação


Segundo Laryssa Kruger, coordenadora especial de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, existe um equívoco na tendência em acreditar que toda política pública é positiva, quando, na essência, elas são neutras e podem estar mais alinhadas ou menos alinhadas às necessidades da população.  “O Estado envolve vários níveis e atores de decisão. Quando pensamos que o Estado é capturado [por grupos econômicos ou elites], perdemos a chance de trabalhar dentro da estrutura do Estado”, observa.

Com a tendência do retorno ao modelo presencial, discutir o entorno dos prédios corporativos é um ponto de atenção para o setor de Facility, Property e Workplace Management. Para o especialista Robson Quinello, o trajeto percorrido pelos colabores sob o ponto de vista de infraestrutura, ou seja, na perspectiva de Urban FM, deve ser analisado devido a experiência laboral partir da casa do colaborador até a empresa.

Debate sobre urbanismo social

Evento contou com oito painéis temáticos e 13 oficinas e workshops, assim como visitas coletivas guiadas a localidades com iniciativas pautadas pelo urbanismo social. Foto: Divulgação


​Assim, para construir cidades mais justas, conforme Katia Mello, co-presidente na Diagonal, é necessário pensar em como garantir uma governança compartilhada e estruturada, que atravesse gestões públicas com estruturação de processos. Para Carlos Leite, um dos maiores problemas nos projetos públicos no Brasil é a descontinuação ou inviabilização de obras quando ocorre a mudança de gestão.

Durante o Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, houve a exposição de cases de desenvolvimento em cidades da América Latina, como a transformação urbana em Medellín e Bogotá, na Colômbia. O evento contou com painéis, oficinas e palestras e ocorreu durante quatro dias, tendo como pontos de encontro: Fundação Escola de Sociologia e Política, Câmara de Vereadores, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Ocupação 9 de Julho.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Onde está o Facility Manager a bordo?

Juliana Pereira de Siqueira, nova diretora na ABRAFAC, analisa as oportunidades para profissionais de Facility, Property e Workplace Management em cruzeiros.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking