Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Por Léa Lobo

No universo corporativo, histórias de determinação e sucesso como a de Erika Porcaro inspiram e desafiam as convenções. Com uma carreira brilhante tanto no Brasil quanto no exterior, Erika é o exemplo vivo de que, com estratégia e resiliência, é possível construir um legado impactante nos negócios.

Iniciando sua trajetória profissional no Brasil em 1999, Erika dedicou quase 15 anos à excelência em companhias renomadas como a Embratel e a Telelok. Sua jornada tomou um novo rumo em 2013, quando, acompanhada de sua família, partiu para Ontario, Toronto, no Canadá, em busca de novas experiências e aprendizados. Lá, mergulhou no estudo da língua inglesa, enfrentando o desafio de se adaptar a uma nova cultura e sistema educacional para “jovens”, já que ela era 40+.

Após seis meses de estudo intensivo, Erika não só dominou o idioma como também integrou a Mirabelli Corporation, onde atuou como VP Operations. Neste cargo, trabalhou com clientes de peso como Apple e Walmart, provando sua capacidade de gerar resultados significativos e estabelecer estratégias de negócios únicas e eficazes, não apenas no Canadá, mas também nos EUA e em países da América Latina, já que a Mirabelli era uma companhia global.

Mesmo diante do sucesso internacional, Erika manteve suas raízes brasileiras vivas, decidindo, em 2023, retornar ao Brasil, já que para ela sua família (seus pais) precisa de sua presença. Durante sua estadia no Canadá, ela também contribuiu voluntariamente com o The Chartered Institute of Marketing Management of Ontario (CIMMO), agregando ainda mais à sua vasta experiência.

Erika Porcaro é uma profissional que personifica a união entre pensamento crítico e estratégico. Com mais de duas décadas de experiência, ela se destacou por sua habilidade em desenvolver estratégias de negócios impactantes, sua eficácia na comunicação e liderança resiliente. Sempre com uma atitude positiva, Erika não se limitou a contribuir significativamente em suas áreas de atuação; ela também se dedicou a aprender e evoluir constantemente, durante quase nove anos no Canadá.

A jornada de Erika foi tão elétrica como ela, e é marcada por uma busca incessante por desafios e pelo desejo de superar barreiras culturais e linguísticas. No Canadá e América Latina enfrentou o desafio de adaptar-se a um novo ambiente de trabalho, enquanto no Brasil liderou projetos de inovação e estratégia empresarial. A volta ao país não significou um passo para atrás, mas, sim, a continuação de um legado de excelência e inovação.

Hoje, Erika lidera áreas cruciais como Marketing, Comercial e Desenvolvimento de Novos Negócios na Telelok, uma referência na área de locação de móveis corporativos. Sua visão estratégica, networking de peso, não só a ajudou a deixar sua marca na Mirabelli Corporation e em seus clientes como Apple, Walmart e muitos outros, como também a tornou uma peça-chave na Telelok, que tem a missão de criar ambientes de trabalho inspiradores e funcionais para usuários de mobiliários, seja na área corporativa, arenas esportivas, entre outros.

Ao mesmo tempo em que enfrentava novos desafios profissionais na Telelok, Erika também lidou com uma situação escolar inesperada envolvendo seu filho, Noah, de 12 anos. Crescido no Canadá, Noah não falava português fluentemente e se sentia deslocado em sua nova escola bilíngue no Brasil, onde deveria cursar a sexta série. Resistente à ideia de retornar às aulas por não se sentir parte do ambiente escolar, a mudança comportamental de Noah foi uma preocupação a mais para Erika, talvez a maior delas. Como mãe atenta, ela se envolveu diretamente, participando de reuniões com a direção da escola para compartilhar suas preocupações e buscar soluções. Graças a um esforço conjunto com a instituição, que adotou novas abordagens para integrar Noah, ele logo recuperou sua alegria de aprender, retomando o entusiasmo pelas aulas, amizades e atividades esportivas.

Erika Porcaro é pura alegria e sua história traz um testemunho poderoso de que, com coragem, estratégia e uma mentalidade voltada para o aprendizado e a inovação, é possível alcançar novos horizontes e deixar uma marca indelével no mundo dos negócios, sem deixar sua família de lado. Erika não apenas atravessou fronteiras geográficas, mas também expandiu as fronteiras do que é possível alcançar com determinação e uma visão clara de futuro.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde