PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

O fim das horas extras não autorizadas?

Como evitar a desorganização na hora de fazer controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Por Mateus Murozaki

O fim das horas extras não autorizadas?

Foto: Canva.com/Elnur

Quando o assunto é a jornada de trabalho dos colaboradores, poucos temas são mais sensíveis do que o banco de horas e as horas extras. Partem, claro, de um princípio simples: se uma pessoa trabalha um período além do padrão, ela espera ser recompensada, seja na forma de dinheiro ou guardando esse tempo para ser descontado em outra ocasião.

Apesar disso, esse conceito é um dos que mais causam conflitos entre empresa e colaborador, ao ponto em que foi a segunda maior causa registrada de ações trabalhistas em 2022, com 18% dos casos sendo relacionados à "jornada de trabalho".

O que isso aponta é um fato simples: muitas empresas passam por dificuldades na hora de se adequar às regras de compliance, o que acarreta prejuízos severos a longo prazo. Claro que nenhuma delas quer ser alvo de uma ação trabalhista e, por conta disso, há cuidados que devem ser levados em consideração e pontos de interesse que devem ser sempre considerados ao lidar com jornadas de trabalho flexíveis.

Conhecendo a rotina dos colaboradores

Se um colaborador está trabalhando além do seu horário padrão, significa que algo em sua rotina o impede de completar suas tarefas dentro das 8 horas estipuladas. Isso, claro, não se aplica a ocasiões especiais cujo motivo é claro. A partir desse ponto, é importante compreender a causa e, então, buscar resolvê-la para que todo o trabalho possa ser feito dentro do horário combinado.

Conhecer a rotina de seus funcionários pode ser essencial nesses casos, pois ajuda a identificar quais as tarefas que estão atrasando o dia deles e, assim, torna possível procurar soluções mais eficientes. Também é importante que haja uma linha de comunicação direta entre funcionário e empresa para que os eventuais contratempos possam ser alertados.

Essas práticas podem parecer um pouco desnecessárias, mas são essenciais não só para evitar contratempos relativos à jornada de trabalho, como também para garantir uma operação transparente e eficiente.

Controle de horas: como fazer?

Como já apontamos anteriormente, fazer o controle de horas de maneira correta é o ideal para evitar dores de cabeça, incluindo ações trabalhistas, mais à frente. Mas como lidar com esse processo? Diversas empresas estão se digitalizando para cortar os caminhos trabalhosos de registro de pontos, contabilização de horas trabalhadas e assuntos relacionados.

E não se trata apenas de pontos eletrônicos, mas sim de uma infraestrutura conectada que já faz, por exemplo, cálculos de horas ou de valores adicionais a serem pagos. A Nexti, plataforma digital voltada para o RH, conta com uma funcionalidade chamada Time + Plus, que, de acordo com eles, reduziu de maneira drástica as dores de cabeça causadas pela desorganização no controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Para além disso, a plataforma também oferece soluções para melhorar a linha de comunicação entre colaborador e empresa, voltando ao outro ponto importante na parte de controle de trabalho. Caso tenha interesse nos serviços da Nexti, basta enviar um e-mail para [email protected].


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP