TELELOK
 

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Nova startup é exemplo de como tecnologia pode ser simples, mas não limitada e, acima de tudo, revolucionar operações.

Por Mateus Murozaki

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Foto: Divulgação

A evolução tecnológica cresce em uma velocidade sufocante, forçando praticamente qualquer operação a se integrar ou ficar obsoleta. Dentro desse cenário, aparecem algumas dificuldades: como se manter atualizado nesse mercado? Como mudar todo o método de trabalho para comportá-las?

Por conta disso, existe uma sólida busca por soluções e plataformas de simples entendimento, com benefícios claros e de fácil implementação. Sabemos que a vida de um FM é corrida, então quanto mais simplificada for a introdução de uma nova tecnologia, melhor.

Em uma conversa com Bruno Daneluz, CEO e fundador da startup Uaipe, ele frisou o quão integral à marca de sua plataforma é a simplicidade – o que, destaca, não quer dizer simplório ou limitado, mas sim de fácil usabilidade.

Trata-se de uma solução que centraliza a gestão operacional, trocando os papéis e fichas por uma plataforma que registra em tempo real quando alguém realizou determinada tarefa. Em questão de três cliques, o registro é feito.

Como ele mesmo afirma, todos os clientes ficam assustados com a ideia de integrar tecnologias que mudam radicalmente a maneira como a operação funciona. Para mitigar isso, a estratégia adotada foi simples: oferecer um período de teste de 30 dias. Sem esse risco, é normal que os clientes se abram à ideia e percebam o impacto da solução.

Um caso marcante da Uaipe ocorreu na Puratos, onde foi implementado o mês de teste,  foi o suficiente para que a operação começasse a se transformar. Em meio a isso, Leonardo Mazarão, gestor de Facilites da Puratos, destaca que: "sempre fui um entusiasta em novas tecnologias e busquei maneiras de implanta-las em minhas operações para otimizar nossos processos. Recentemente, decidimos inovar na abertura de tickets e optamos por uma abordagem mais simples e eficiente. Agora, com um sistema mais ágil, ganhamos em rapidez, organização e eficácia. Essa nova experiência não só facilitou a comunicação interna entre os colaboradores e o time de Facilities, mas também contribuiu para resolver demandas de forma rápida e eficiente".

A meta da empresa é trazer o conceito de inovação até o zero: “zero papel, zero desperdício, zero insatisfação, zero improdutividade”. Hoje, a Puratos está 100% digitalizada, utilizando uma plataforma simples e intuitiva.

Início estratégico

Apesar de já ter clientes fidelizados e cases de sucesso, a startup conta com apenas um ano de vida. Como um negócio recém-criado, estão focados em fortalecer o produto e buscar clientes que queiram descomplicar sua gestão com simplicidade, integração operacional e o conceito zero.

A decisão de construir a plataforma veio do fato de Daneluz ter trabalhado por 5 anos em operações de facilities. Com o tempo, foram acumuladas diversas observações de processos que poderiam ser otimizados. Quando saiu da empresa anterior, já tinha em mente o próximo passo de sua carreira.

Junto com Bruno, a sociedade da startup é composta pelo CTO Rodrigo Nunes e pelo CFO, Jeanysson Lima.

O primeiro projeto veio de maneira bem peculiar: o CEO bateu na porta de uma rede de hotéis com um QR Code impresso que levava a um formulário feito gratuitamente, o qual notificava todas as ações feitas pela equipe de limpeza. Após um resultado positivo, foram questionados onde estava o software para que a operação fosse continuada dali. Nesse ponto, foram aprovados pelo setor operacional e desde então seguiram com o desenvolvimento do software, mas o projeto foi barrado pelo time de tecnologia.

Daneluz, Nunes e Lima descrevem este como o “primeiro baque” e apontaram que foram muitas as situações que forçaram um aprendizado nesse primeiro ano da empresa. Apesar disso, conseguiram fechar 2023 acima das expectativas, com uma carteira de clientes sólida e alguns cases de sucesso.

Os sócios também destacaram o objetivo desde o momento em que criaram a: Uaipe: impactar  a vida de 1 milhão de pessoas até 2033. Uma meta ambiciosa, mas que, de acordo com eles, significaria legado. “Impactar a vida de um milhão de pessoas até 2033 e proporcionar um serviço excepcional aos clientes são objetivos ambiciosos que refletem uma visão inspiradora e voltada para o futuro. Essa abordagem demonstra um compromisso profundo não apenas com o crescimento do negócio, mas também com o impacto positivo na sociedade.”, comentaram.

Com uma base estabelecida, estão se preparando para expandir e ir atrás de mais clientes, além de trazer atualizações para a plataforma. É importante que o mercado, coletivamente, esteja atento para esse tipo de revolução tecnológica e, portanto, novos players são sempre essenciais.

Gostaria de se aprofundar em soluções e novas tecnologias emergentes no mercado de Facility, Property e Workplace Management? Então não deixe de marcar presença no 19º Congresso InfraFM! Saiba tudo sobre o maior evento do setor clicando aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP