Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Nova startup é exemplo de como tecnologia pode ser simples, mas não limitada e, acima de tudo, revolucionar operações.

Por Mateus Murozaki

Zero papel, zero desperdício, zero improdutividade

Foto: Divulgação

A evolução tecnológica cresce em uma velocidade sufocante, forçando praticamente qualquer operação a se integrar ou ficar obsoleta. Dentro desse cenário, aparecem algumas dificuldades: como se manter atualizado nesse mercado? Como mudar todo o método de trabalho para comportá-las?

Por conta disso, existe uma sólida busca por soluções e plataformas de simples entendimento, com benefícios claros e de fácil implementação. Sabemos que a vida de um FM é corrida, então quanto mais simplificada for a introdução de uma nova tecnologia, melhor.

Em uma conversa com Bruno Daneluz, CEO e fundador da startup Uaipe, ele frisou o quão integral à marca de sua plataforma é a simplicidade – o que, destaca, não quer dizer simplório ou limitado, mas sim de fácil usabilidade.

Trata-se de uma solução que centraliza a gestão operacional, trocando os papéis e fichas por uma plataforma que registra em tempo real quando alguém realizou determinada tarefa. Em questão de três cliques, o registro é feito.

Como ele mesmo afirma, todos os clientes ficam assustados com a ideia de integrar tecnologias que mudam radicalmente a maneira como a operação funciona. Para mitigar isso, a estratégia adotada foi simples: oferecer um período de teste de 30 dias. Sem esse risco, é normal que os clientes se abram à ideia e percebam o impacto da solução.

Um caso marcante da Uaipe ocorreu na Puratos, onde foi implementado o mês de teste,  foi o suficiente para que a operação começasse a se transformar. Em meio a isso, Leonardo Mazarão, gestor de Facilites da Puratos, destaca que: "sempre fui um entusiasta em novas tecnologias e busquei maneiras de implanta-las em minhas operações para otimizar nossos processos. Recentemente, decidimos inovar na abertura de tickets e optamos por uma abordagem mais simples e eficiente. Agora, com um sistema mais ágil, ganhamos em rapidez, organização e eficácia. Essa nova experiência não só facilitou a comunicação interna entre os colaboradores e o time de Facilities, mas também contribuiu para resolver demandas de forma rápida e eficiente".

A meta da empresa é trazer o conceito de inovação até o zero: “zero papel, zero desperdício, zero insatisfação, zero improdutividade”. Hoje, a Puratos está 100% digitalizada, utilizando uma plataforma simples e intuitiva.

Início estratégico

Apesar de já ter clientes fidelizados e cases de sucesso, a startup conta com apenas um ano de vida. Como um negócio recém-criado, estão focados em fortalecer o produto e buscar clientes que queiram descomplicar sua gestão com simplicidade, integração operacional e o conceito zero.

A decisão de construir a plataforma veio do fato de Daneluz ter trabalhado por 5 anos em operações de facilities. Com o tempo, foram acumuladas diversas observações de processos que poderiam ser otimizados. Quando saiu da empresa anterior, já tinha em mente o próximo passo de sua carreira.

Junto com Bruno, a sociedade da startup é composta pelo CTO Rodrigo Nunes e pelo CFO, Jeanysson Lima.

O primeiro projeto veio de maneira bem peculiar: o CEO bateu na porta de uma rede de hotéis com um QR Code impresso que levava a um formulário feito gratuitamente, o qual notificava todas as ações feitas pela equipe de limpeza. Após um resultado positivo, foram questionados onde estava o software para que a operação fosse continuada dali. Nesse ponto, foram aprovados pelo setor operacional e desde então seguiram com o desenvolvimento do software, mas o projeto foi barrado pelo time de tecnologia.

Daneluz, Nunes e Lima descrevem este como o “primeiro baque” e apontaram que foram muitas as situações que forçaram um aprendizado nesse primeiro ano da empresa. Apesar disso, conseguiram fechar 2023 acima das expectativas, com uma carteira de clientes sólida e alguns cases de sucesso.

Os sócios também destacaram o objetivo desde o momento em que criaram a: Uaipe: impactar  a vida de 1 milhão de pessoas até 2033. Uma meta ambiciosa, mas que, de acordo com eles, significaria legado. “Impactar a vida de um milhão de pessoas até 2033 e proporcionar um serviço excepcional aos clientes são objetivos ambiciosos que refletem uma visão inspiradora e voltada para o futuro. Essa abordagem demonstra um compromisso profundo não apenas com o crescimento do negócio, mas também com o impacto positivo na sociedade.”, comentaram.

Com uma base estabelecida, estão se preparando para expandir e ir atrás de mais clientes, além de trazer atualizações para a plataforma. É importante que o mercado, coletivamente, esteja atento para esse tipo de revolução tecnológica e, portanto, novos players são sempre essenciais.

Gostaria de se aprofundar em soluções e novas tecnologias emergentes no mercado de Facility, Property e Workplace Management? Então não deixe de marcar presença no 19º Congresso InfraFM! Saiba tudo sobre o maior evento do setor clicando aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking