Sorteios 11ª Expo
 

“Temos como cultura fazer cada obra como única. Assim, fidelizamos nossos clientes”

Okean Engenharia se mudou para Pinheiros e diretores comentam decisão estratégica, além de cases marcantes.

Por Mateus Murozaki

Novo escritório da Okean

Foto: Divulgação

O novo escritório da Okean Engenharia está localizado no Edifício Passarelli, em Pinheiros. A empresa estava sediada em Alphaville mas, por questões estratégicas, decidiu-se mudar a sede para um ponto mais acessível e de fácil locomoção para clientes, parceiros e colaboradores.

De acordo com o Diretor Comercial Silvio Rosolem, a decisão pela região se deu por alguns fatores: o primeiro foi facilitar o processo de contratação; o segundo, devido ao interesse crescente pela área, que está cada vez mais abrigando prédios corporativos; e o terceiro, por uma questão de acesso, que ele exemplifica: “Se eu tenho uma reunião na Paulista, pegando o metrô, eu chego lá em 20 minutos, enquanto de carro eu demoro 45... já fiz essa experiência”.

Fabio Neri, CEO da empresa, explica que não houve nenhuma dificuldade na mudança, que durou 45 dias. “É o nosso dia-a-dia, afinal... o projeto foi nosso, então não havia motivo para ter alguma dificuldade no caminho”, aponta. Sendo uma empresa que cresceu e continua crescendo de maneira estudada, o novo escritório já pede uma expansão que, de acordo com Fabio, deve acontecer em breve.

Contornando o maior dos gargalos

A Okean nasceu de uma necessidade de outra empresa, a instaladora Interface. Com uma cultura de atender apenas a clientes finais, logo estes começaram a pedir por um serviço completo para além das instalações. Hoje, são entidades quase independentes, embora a construtora se beneficie muito por também contar com um serviço de instalação da empresa mãe. Fabio é o único profissional que atua em ambas.

“Isso é uma grande diferença, porque nós somos muito conhecidos na área de instalações e sabemos que um orçamento de construção civil tem aí seus 25% na parte de instalação, então passamos a ser bem competitivos em relação a isso. Outra coisa, é onde geralmente são os gargalos da obra, a parte de instalação, e esse é o menor problema hoje que a gente tem, os nossos gargalos não são esses”, explica o CEO.

Profissionalismo em lidar com projetos complexos

Em relação a 2023, dois cases chamaram a atenção. O primeiro deles foi um retrofit de áreas técnicas e comuns de um Edifício icônico que abriga uma instituição cultural com uma agenda apertada e cheia de itens sensíveis. Com a execução faseada, a obra foi acompanhada de perto o que garantiu a qualidade na entrega.

O segundo foi o de um cliente que está conosco há anos e que fez uma mudança de sede da Faria Lima para a Paulista em um espaço de 60 dias. O trabalho foi adequar as necessidades do cliente ao novo espaço de 3.500m², junto ao descomissionamento do anterior. Uma obra que trouxe visibilidade para a construtora.

Quando questionados sobre a razão por aceitarem projetos tecnicamente mais complexos, Fabio comenta que buscam fidelizar clientes aceitando desafios que outras construtoras costumam evitar. Ocorre, claro, um estudo técnico para saber se será possível e financeiramente viável entregar cada projeto dentro do prazo estipulado.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP