Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Com drones, gestão do inventário ganha eficiência

Novidade está em funcionamento nas operações logísticas da Diageo, Ambev, Nivea e Arcor.

Com drones, gestão do inventário ganha eficiência

Foto: Canva.com/ Maxoidos

Com a combinação do uso do drone e um software de imagem, a ID Logistics desenvolveu uma solução para otimizar auditorias do estoque em centros de distribuição. Desta forma, a nova tecnologia é manuseada por um operador, com a utilização de controle remoto.

A ferramenta escaneia os códigos de barras ou etiquetas RFID, que informa o WMS Infolog das unidades de cada referência verificando a ocorrência de desajustes. A novidade já está em funcionamento nas operações logísticas da Diageo, Ambev, Nivea e Arcor.

Através do deslocamento ágil do drone e a facilidade para registrar a mercadoria em locais mais altos, a solução gerou o aumento de produtividade da contagem cíclica e do inventário anual. Além disso, com a implementação da solução, houve a redução da circulação de pessoas nos corredores de trabalho, possibilitando uma movimentação mais segura dos equipamentos.

"É bastante satisfatório ver uma solução tecnológica sendo utilizada na realização dos inventários em uma operação Arcor. A ID Logistics buscou e implementou uma excelente tecnologia para uma atividade essencial na logística, essa ferramenta trouxe ganho de produtividade e maior confiabilidade na contagem de estoque, consideramos que esse tipo ação é o caminho para uma logística sustentável", afirma Leonardo Alquimim, coordenador de centros de distribuição da Arcor.

De acordo com Bruno Giacomo, gerente de reengenharia da ID Logistics Brasil, a nova ferramenta é uma solução focada em excelência operacional. "Esse novo mecanismo otimiza o processo de inventário através de uma abordagem inovadora e segura, levando a um rastreamento mais eficiente e agregando mais valor à cadeia de suprimentos", pontua.

O método anterior de contar o estoque aéreo, conforme Giácomo, era lento, trabalhoso, caro e perigoso, pois se utilizava de uma plataforma elevatória para tal. Com a nova solução, o inventariante pode dirigir-se ao corredor que será auditado, iniciar o vôo do drone e começar a contagem das posições. Neste sentido, o aparelho fica na frente da posição e o inventariante captura as imagens do palete e da posição onde ele está armazenado através de uma câmera de alta resolução instalada no dispositivo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking