Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Riviera de São Lourenço coleta 467 toneladas de resíduos em um ano

Entenda como funciona a operação de sustentabilidade ambiental do bairro planejado de Bertioga.

Riviera de São Lourenço coleta 467 toneladas de resíduos em um ano

Foto: Divulgação

A Riviera de São Lourenço, bairro planejado de Bertioga (SP), celebra, entre outras iniciativas, os 30 anos do programa de gestão de resíduos como case único de desenvolvimento sustentável. Em três décadas, cerca de oito mil toneladas de resíduos sólidos como papel, vidro, metal e plástico, foram recolhidos, triados e reciclados.

O programa, criado pela Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização global do bairro, é apontado como um dos mais bem-sucedidos e o maior trabalho do gênero desenvolvido pela iniciativa privada no Brasil, sendo reconhecido por pesquisas acadêmicas e, como parte do sistema de gestão ambiental do empreendimento, certificado pela norma ISO 14001.

Atualmente, a coleta seletiva é operacionalizada pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, iniciativa 100% privada, parte do programa de gerenciamento de resíduos do bairro. Ela recolhe os materiais previamente separados nas residências e nos comércios levando-os para a central de triagem de Riviera. Ali são separados papéis, papelões, plásticos, vidros, metais, eletrônicos, lâmpadas e outros recicláveis. Os papéis, papelões e latas são prensados e enfardados para otimizar a destinação. Desta forma, ao atingir o volume necessário, os materiais são colocados em caçambas, as quais são transportadas até as empresas que realizam a reciclagem.

Além disso, a associação faz a coleta dos resíduos vegetais, a exemplo dos restos de podas e aparas. A preocupação estende-se no pensar do transporte, sendo os resíduos picados para redução de volume e otimização da entrega na destinação final, considerando produção de composto orgânico ou biomassa.

O valor gerado por essa atividade de economia circular é revertido para a Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos, responsável por promover ações de educação e qualificação profissional em Bertioga, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

A Riviera de São Lourenço recolhe e da destinação correta aos resíduos sólidos, revertendo a receita da venda para projetos do Terceiro Setor voltados à comunidade. Em 2022, foram recolhidas, triadas e vendidas 467 toneladas de resíduos, totalizando 204,36 toneladas de papel, 69,78 de plástico, 17,20 de metais e 175,71 de vidro.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Aterro zero - Projeto UP Luxo

Projeto UP Luxo: Brasil recebe a categoria Platinum do Global FM Awards of Excellence 2023, com projeto da equipe de Hotelaria e Facilities do Hospital Einstein.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking