TELELOK
 

“O Estado nos vê como inimigos”, diz presidente da Cebrasse sobre setor

Profissional compartilha suas preocupações e possíveis desafios que prestadores de serviços devem enfrentar em 2025

Por Mateus Murozaki

“O Estado nos vê como inimigos”, diz presidente da Cebrasse sobre setor

De acordo com dados do IBGE, o setor de serviços cresceu 3,1% em 2024, marcando o quarto ano consecutivo de alta. Esse desempenho positivo reflete a robustez do mercado, impulsionado por um cenário favorável, com o mercado de trabalho aquecido.

No entanto, 2025 trará desafios específicos para a área, que vão desde a integração de novas tecnologias até os conflitos relacionados à imagem que as “empresas prestadoras de serviços” transmitem. Essa é a visão de João Diniz, presidente da Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços), que, em entrevista, destacou uma série de questões que devem ser consideradas por gestores de diferentes áreas ao longo do ano.

Um dos principais pontos mencionados é o Estatuto da Segurança, que será ampliado para abranger segmentos como ferrovias e hidrovias, além de impor uma maior responsabilidade com as regras de transição da Reforma Tributária, que resultará em dois sistemas funcionando simultaneamente.

Diniz também destacou outros desafios, como o aumento significativo da carga tributária para contratantes particulares e condomínios, sem nenhuma compensação, o que resultará em um gasto ainda maior para as empresas que optarem por serviços terceirizados.

Em relação à escassez de mão de obra qualificada, um problema que afeta diversos setores, o presidente da Cebrasse enfatizou os esforços para valorizar os funcionários terceirizados, por meio de premiações por pontualidade e assiduidade, além de uma maior ênfase na qualificação profissional, visando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Um aspecto que tem feito a diferença para as empresas terceirizadas é o uso de novas tecnologias de medição e automação, com foco em ganhos de produtividade e conforto para os trabalhadores. Diniz exemplifica com o uso de recursos audiovisuais para auxiliar os funcionários no desempenho de suas tarefas, otimizando sua eficiência. Outro desafio identificado é a aplicação de inteligência artificial (IA) nos processos administrativos e na execução dos serviços.

Por fim, Diniz destacou a dificuldade de se alinhar às expectativas governamentais, afirmando: “O Estado nos vê como inimigos; vivemos o paradoxo de gerar riquezas e sermos mal vistos nessa função primordial sob os aspectos econômicos, sociais e políticos.”

Esses são alguns dos tópicos apontados pelo presidente da Cebrasse para reflexão em 2025. Fica a dúvida: será este o ano em que o setor de serviços sofrerá sua primeira queda em quatro anos, ou completará cinco anos de crescimento contínuo

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP