TELELOK
 

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Por José Carlos Ballogh

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Com o advento da Reforma Trabalhista, instituída pela Lei 13.467/2017 e a MP 808/2017, a CLT sofreu significativas alterações nas relações trabalhistas, dentre as quais, aquela que possibilitou a contratação mediante celebração de um contrato de prestação de serviços entre duas pessoas jurídicas.

No entanto, a Lei 13467/2017, estabelece a vedação para figurar como contratada a pessoa jurídica cujos titulares ou sócios tenham, nos últimos 18 meses, prestado serviços a contratante na qualidade de empregado ou trabalhador autônomo.

Assim, ao possibilitar o direito a escolha desse modelo de negócio, permitiu a contratante terceirizar a atividade-fim da empresa, afastando o vínculo de emprego e afastando todos os encargos sociais.

De outro lado, ao prestador de serviço PJ, a legislação traçou os parâmetros e impôs as responsabilidades inerentes as demais pessoas jurídicas, impondo, entre outras:

  1. Possuir inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  2. Registrar a empresa na Junta Comercial;
  3. Possuir Capital Social compatível, com o número de sócios ou empregados;

No mais, a PJ assume todas as responsabilidades típicas de uma empresa, sendo obrigada a cumprir uma série de obrigações fiscais e tributárias. Isso inclui o recolhimento de impostos como ISS e IRPJ, além das contribuições previdenciárias e sociais, como INSS, PIS, Cofins, CSLL e CPP. Sem contar com o INSS e IR retidos na fonte, aplicável enquanto pessoa física.

Referidas obrigações, culminam por impor ao PJ a realização de uma gestão tributária complexa, o que exige a contratação de um profissional contador.

A gestão de um CNPJ pode ser um desafio para muitos empresários autônomos. Desde a criação da empresa até a gestão contábil, existem diversas etapas que podem gerar complicações. No entanto, com a consultoria certa, como a oferecida pela ControllVix é possível evitar problemas e otimizar a gestão do seu negócio.

Principais Problemas na Gestão de um CNPJ

1. Falta de Conhecimento sobre Obrigações Legais

Muitos empresários autônomos não estão totalmente cientes das obrigações legais relacionadas à abertura e manutenção de um CNPJ, o que pode levar a multas e sanções.

2. Planejamento Tributário Ineficiente

A falta de um bom planejamento tributário pode resultar no pagamento de impostos indevidos ou em valores maiores do que o necessário, impactando diretamente a saúde financeira da empresa.

3. Gestão Financeira e Contábil

A organização financeira e contábil é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Sem um controle adequado, o empresário pode enfrentar problemas como a falta de capital de giro, dificuldades no fluxo de caixa e inadimplência.

4. Burocracia

A burocracia no Brasil é conhecida por ser complexa e demorada, o que pode desanimar muitos empresários autônomos. Desde a abertura do CNPJ até a emissão de notas fiscais, cada etapa requer atenção e conhecimento.

5. Falta de Planejamento Estratégico

Muitos empresários acabam focando apenas nas operações diárias e se esquecem da importância do planejamento estratégico. Sem uma visão clara de longo prazo, a empresa pode perder competitividade e oportunidades de crescimento.

Visando atender as necessidades dos PJ’s, a Controllvix é um escritório de contabilidade on-line, com profissionais com vasta experiência no atendimento aos PJ´s, que adotando um planejamento tributário, caso a caso, poderá proporcionar uma eficaz gestão das demandas tributárias e fiscais, prestando a assessoria contábil necessária para facilitar sua vida profissional.




Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP