TELELOK
 

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís, uma arquitetura versátil que promove interação, integração e inspiração na vida estudantil.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luiís

Foto: Divulgação


Uma arquitetura versátil do Studio Barbour que promove interação, integração e inspiração na vida estudantil, unindo o ginásio escolar à cidade.

O Colégio São Luís, um dos colégios mais antigos e tradicionais de São Paulo, enfrentava a falta de quadras esportivas e um espaço adequado para shows, palestras e outros eventos culturais relacionados à sua agenda institucional. O ginásio existente, construído na década de 50, não permitia expansão e, portanto, era necessário encontrar uma solução que não aumentasse a área construída e não interrompesse o funcionamento da escola e das lojas comerciais localizadas no térreo.

O Studio Barbour foi responsável pelo projeto arquitetônico, estabelecendo três metas principais: proporcionar a máxima flexibilidade de uso do espaço, integrar o complexo esportivo à escola e criar uma tipologia de ginásio escolar que eliminasse a aparência de um bunker, conectando visualmente o edifício e seus usuários com a cidade. A estrutura metálica foi escolhida para sustentar o conjunto, com grandes painéis de vidro controlando a radiação solar, painéis perfurados e brises metálicos, e uma laje impermeabilizada com um campo de futebol de grama artificial na cobertura.

O desafio tecnológico da demolição e reconstrução do ginásio foi superado graças a um planejamento prévio, realizado como parte de um Plano Diretor que abrangeu toda a escola de 90 mil m². Esse plano permitiu que a capacidade da escola fosse aumentada de 1500 para 3000 alunos sem a adição de espaço físico.

A execução do projeto foi complexa devido à necessidade de manter as atividades do colégio e das lojas em funcionamento durante a obra. Para lidar com essas restrições, o projeto foi concebido com elementos construtivos produzidos fora do local, permitindo uma montagem mais rápida e silenciosa no canteiro de obras.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Foto: Divulgação


Do ponto de vista tecnológico, o Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís apresenta várias características destacadas, como a arquibancada retrátil que permite o uso flexível das quadras, o planejamento acústico e térmico que proporciona conforto ao espaço com ventilação e iluminação naturais, e um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de 60 mil litros.

A tipologia arquitetônica é original, incorporando árvores centenárias e suas sombras como parte essencial do projeto, criando áreas esportivas que lembram espaços abertos e ao ar livre. Essa continuidade visual estabelece uma nova relação entre a escola e a cidade, permitindo que os alunos vivenciem o movimento das ruas sem comprometer sua privacidade.

O novo layout do complexo esportivo transformou um prédio com uma única quadra em um complexo com duas quadras cobertas, um campo de futebol e um salão de aulas de educação física e dança. A arquibancada foi concentrada em um dos lados da quadra, permitindo que o público aprecie as árvores e a rua ao fundo. Além disso, uma arquibancada retrátil automatizada possibilita que a quadra principal se converta em duas para treinos regulares. A antiga cobertura do ginásio foi transformada em uma laje impermeabilizada com um campo de futebol de grama sintética, e um sistema de coleta de águas pluviais permite a reutilização de até 60 mil litros de água.

Complexo Esportivo e Cultural do Colégio São Luís

Foto: Divulgação


Em termos de sustentabilidade, o projeto incorpora soluções especiais de ventilação e iluminação natural, resultando em economia de energia para climatização e iluminação dos ambientes esportivos. O sistema de iluminação artificial complementa a iluminação natural, proporcionando eficiência e qualidade ao complexo.

O projeto também inclui uma infraestrutura completa de instalações audiovisuais para abrigar shows e eventos culturais. Uma mesa de controle gerencia dispositivos cenotécnicos e de iluminação, permitindo várias configurações diferentes e transformando o ambiente da quadra principal em um black box cênico.

Após a conclusão de fases anteriores, que incluíram a ampliação do restaurante da escola e acomodação de cursos extras, o projeto foi realizado com impacto gerenciável para o colégio e a vizinhança, tornando o prédio uma referência.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP