Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Fidelização da mão de obra como pilar essencial para o sucesso

Solidez financeira e estratégia para expansão no setor privado de multisserviços

Por Léa Lobo

Fidelização da mão de obra como pilar essencial para o sucesso

Foto: Divulgação


A Guima Conseco tem se consolidado como uma das principais empresas de multisserviços no Brasil, combinando experiência de mais de 35 anos de mercado, solidez financeira e um olhar estratégico para o futuro do setor. Em uma conversa com Fernando Cavalcanti, Diretor Executivo Comercial, Jéssica Machado, Gerente Comercial Nacional, Ana Brazil, Gerente de Relacionamento, e Soraya Falbo, Gerente de Marketing, foram abordados temas essenciais sobre a evolução da empresa e os desafios do setor.

 

Do público ao privado e o crescimento estratégico

Fernando Cavalcanti contou sobre sua jornada no setor. “Vim de um segmento de produto industrial e percebi que vender serviços com ênfase em mão de obra é completamente diferente. No início, a Guima era predominantemente voltada para contratos públicos, com uma pequena participação em clientes de segmentos privados. Nosso objetivo está sendo equilibrar essa balança”, relatou.

Os contratos públicos têm grande atratividade devido à longevidade, permitindo previsibilidade e projeção financeira. No entanto, Fernando destaca os riscos, as complexidades e a concorrência intensa: “Existem órgãos públicos que atrasam pagamentos e não repassam o reajuste contratual. As contratações são desafiadoras e demandam conformidade com requisitos rigorosos. Diante disso, a empresa precisa ter uma saúde financeira sólida para não depender de crédito bancário”. Por outro lado, contratos privados oferecem maior flexibilidade, liberdade contratual e as rescisões podem ser negociadas ou revertidas, mas demandam estratégias de relacionamento mais ativas.

 

Precificação assertiva para manter bons contratos e crescer em novos

A Guima adota um rigoroso critério de precificação. “No setor público, não há espaço para erros. Se você fecha um contrato ruim, precisa sustentá-lo, o que pode comprometer a rentabilidade da empresa”, explica Fernando. O time comercial realiza visitas técnicas minuciosas e avalia com critério todos os aspectos operacionais antes de submeter propostas.

Jéssica Machado, que está à frente de negócios privados, pontua a diferença de abordagem: “No privado, precisamos de um comercial técnico, que compreenda a estrutura financeira dos contratos e tenha um olhar analítico para reajustes, escopo operacional e condições de pagamento.”

A Guima tem uma base forte, com contratos representativos, e o plano estratégico para os próximos anos é ampliar cada vez mais a sua carteira de clientes. “Contamos com expertise e infraestrutura para atender em expansão nacional e em diversos segmentos, nos quais já consolidamos grande potencial e ampla diversificação. Isso reforça nossa posição no segmento privado”, destaca Jéssica.

Solidificada na área de saúde, a Guima agora aposta em expandir ainda mais para outros segmentos como educação, condomínios corporativos, indústrias e mercados estratégicos.

Ana Brazil destaca o compromisso da Guima Conseco com a melhoria contínua no setor de saúde: “A empresa está em constante monitoramento de suas atividades para a manutenção das boas práticas exigidas pelas certificações do setor. Isso valida as competências técnico-operacionais do time, entregues aos clientes”.

E, com esse foco, Ana comenta também sobre a gestão do trabalho pós-venda que intensifica o relacionamento com o cliente. “A companhia investe fortemente na ‘Jornada do Cliente’. Um bom exemplo disso é a Mesa de Operações, implantada em 2024, a qual estive à frente do projeto, e que hoje faz a gestão de presença dos colaboradores com o objetivo de minimizar os impactos de possíveis ausências nos contratos”.

Visando uma experiência positiva, a empresa também disponibiliza canais de ouvidoria como SAC, pesquisas CSAT, visitas dirigidas e um time de Contratos para efetivar movimentações diversas.
 

Inovação e sustentabilidade social com a força da mão de obra qualificada

Um dos grandes diferenciais da Guima Conseco é seu compromisso com a valorização e retenção de seus 14 mil colaboradores. “Não basta apenas pagar um salário competitivo; é preciso criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados”, afirma Soraya Falbo.

A empresa, através do Instituto Guima e do programa Guima Mais Saúde, oferece suporte psicológico, sala de vacinação e programas de educação para os filhos dos colaboradores. Além disso, mantém a Casa de Recrutamento, responsável por entrevistar mais de 4.000 candidatos por mês e contratar cerca de 700 novos funcionários para compor seu banco de talentos.

Soraya Falbo reforça a fidelização da mão de obra como estratégia essencial: “Vemos gigantes do setor enfrentando dificuldades financeiras. Nossa solidez é um diferencial para os clientes e também para os colaboradores. Temos funcionários há mais de 15 anos que não trocam a Guima por ofertas ligeiramente superiores de concorrentes”.

Outro ponto relevante é o incentivo ao crescimento interno. “Temos casos de auxiliares de limpeza que hoje são gerentes operacionais. Isso cria uma cultura de pertencimento e engajamento”, completa ela.


Perspectivas para o futuro

Com uma abordagem focada em estratégia comercial, crescimento sustentável e valorização de pessoas, a Guima Conseco se prepara para um novo ciclo de expansão. A busca por novos mercados, a profissionalização do setor e a consolidação no segmento privado são os pilares da empresa para os próximos anos.

“Nosso objetivo é vender com qualidade e construir relações duradouras. Queremos que o cliente enxergue a Guima como um parceiro estratégico, não apenas como um fornecedor”, finaliza Fernando Cavalcanti.

A Guima Conseco continua sua trajetória de mais de 35 anos de existência sempre com um olhar atento às transformações do mercado, empodera sua equipe comercial para atender às necessidades de seus clientes, consolidando-se como referência no setor de multisserviços no Brasil.

Quer conhecer mais sobre a Guima Conseco? Acesse o site ou venha visitá-los na 12ª. Expo InfraFM, que acontecerá no período de 09 a 11 de junho de 2025, no pavilhão de exposições do Expo Center Norte, em São Paulo/SP.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking