Condor
 

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Antes utilizada apenas por grupos específicos, hoje a IA é parte essencial da revolução dos sistemas de segurança.

Inteligência artificial: uma revolução em sistemas de segurança

Foto:Canva.com/ woraput

Em setembro do ano passado, uma pesquisa encomendada pela IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizavam IA em seus negócios, apontando um aumento no interesse pela tecnologia em um cenário de transformação digital pós-pandemia.

O setor de segurança é um que vem abraçando a revolução que a tecnologia traz. Em João Pessoa, por exemplo, 110 prédios públicos estão utilizando câmeras com um sistema de inteligência artificial, incluindo escolas.

Com a tecnologia sendo difundida, não é de se admirar que grandes empresas já estejam a implementando em diversos setores para automatizar certos processos. Cada vez mais, porém, empresas de pequeno e médio porte estão ganhando acesso não só às ferramentas de inteligência artificial, mas a profissionais qualificados e treinamento.

Um exemplo recente disso vem das empresas de segurança digital Avantia e ICTS Security que, em conjunto, lançaram a plataforma SafeCompany, solução voltada para segurança geral da empresa, assim como automatização de processos, com um público de empresas de médio porte.

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Foto: Divulgação

Carlos Guimar, CPO da SafeCompany, exemplifica em um exemplo prático em que a tecnologia é usada: "A inteligência artificial que era colocada para verificar o acesso indevido a uma área, hoje a gente consegue transformar para reconhecer e avisar quando tem pessoas demais em um determinado local, ou uma área da produção que está abandonada".

Na SafeCompany, porém, a IA se encaixa como suporte na grande rede da plataforma, que integra todo o sistema de segurança em um lugar só, automatizando e unificando assim diversos processos que geralmente ocorrem isoladamente. Nesse processo, a visão computacional integrada nas câmeras detecta anomalias nas filmagens e a IA trata o alerta, gera um relatório e o entrega aos responsáveis que, a partir daí, tomam decisões envolvendo outras funcionalidades e sistemas da plataforma. "O que você vai fazer com o dado que você tem da inteligência artificial? É onde a gente da SafeCompany junta a inteligência artificial com uma gama de recursos aqui para que você possa tomar decisões rápidas ali", comenta Guimar sobre o papel da tecnologia dentro do sistema.

A plataforma é voltada para empresas de médio porte, trazendo um conjunto de recursos que era, até então, restrito às grandes corporações. De acordo com o CPO, ainda existe um estigma em relação à acessibilidade da tecnologia em geral: "Tudo que é muito novo e que a gente acaba trazendo de fora acaba sendo muito caro. Hoje a gente tem empresas que desenvolvem isso aqui dentro do país. Então eu não posso te dizer hoje que está se tornando uma coisa comum, mas o que a gente quer dentro da SafeCompany é justamente mostrar que é possível ser comum e acessível a todos".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP