Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Com mais de 18 anos na área, Renata Braga chega a Ouro Safra para liderar Facilities

Com experiência em grandes empresas, profissional assume a missão de estruturar a área e integrar unidades com foco em eficiência operacional

Por Natalia Gonçalves

Com mais de 18 anos na área, Renata Braga chega a Ouro Safra para liderar Facilities

​Apaixonada pela área de Facilities e com uma bagagem que passa por grandes empresas como Cushman & Wakefield e Cacau Show, Renata Braga assumiu há um mês a gerência de Facilities na Ouro Safra. A missão é clara: estruturar a área de forma estratégica, unificando serviços e criando uma operação mais integrada e eficiente.

O convite para liderar esse desafio surgiu no segundo semestre de 2024, mas, como ela mesma diz, “tudo acontece no tempo certo”. Agora, com a chegada oficial à companhia, Renata está animada com as possibilidades: “Sou apaixonada pelo que faço, e a chance de estruturar Facilities em uma empresa do agronegócio me brilhou os olhos”.


Primeiras impressões e grandes oportunidades

Para Renata, o que chamou atenção logo de cara foi o clima humano e colaborativo da Ouro Safra. “É uma empresa em pleno crescimento, mas com um ambiente amistoso, uma diretoria próxima e aberta a melhorias”, destaca. Ela também reforça a importância da liderança da área, que acumula também a gestão de Gente: “Tem esse DNA de fazer acontecer, e isso é essencial para uma área que, além de operar, precisa agregar valor”.

A estrutura sob responsabilidade de Renata é ampla: escritórios, lojas, centros de distribuição e demais unidades. O foco agora é integrar todos os serviços de Facilities nessas frentes – limpeza, manutenção, segurança, recepção, copa, jardinagem – para garantir uma gestão mais assertiva e estratégica.


Facilities como propósito

Antes de chegar a Ouro Safra, Renata passou oito anos na Cacau Show, onde assumiu cargos de analista e coordenadora de Facilities. Lá, teve desafios que ampliaram sua visão: apoiou a implantação da fábrica em Linhares (ES), participou da abertura de hotéis e foi responsável por unidades fora do core business da empresa. “Essas experiências me fizeram enxergar a área muito além da operação, com foco em indicadores, relatórios gerenciais, melhorias e oportunidades reais de evolução”, conta.

A paixão por Facilities nasceu na Cushman & Wakefield, onde Renata deu os primeiros passos na área – na época ainda chamada de “serviços gerais”. Foi lá que ela entendeu o valor estratégico da função ao atuar em contas de tecnologia e instituições financeiras. Desde então, são mais de 18 anos de trajetória com um propósito claro: servir.

“Pra mim, o mais importante é gostar de servir e ter atenção aos detalhes. Em Facilities, não tem meio termo: ou ama ou não se encontra. É uma área que toca a vida das pessoas com pequenos gestos que fazem toda a diferença”, afirma.


Inspirar com atitude, empolgação e exemplo

Para engajar a equipe, Renata aposta em três pilares: transparência, parceria e exemplo. Com entusiasmo genuíno, ela busca mostrar o potencial da área e inspirar pelo que acredita. “Mostro ideias, novidades e empolgação. Se temos muito trabalho, também temos a chance de mostrar o quanto podemos entregar com organização e planejamento”, diz.

O recado para quem quer crescer na área é direto: estude, conecte-se e aja. “Facilities é um universo que muda rápido, então conhecimento é essencial. Participe de grupos, feiras, congressos. Esteja perto de quem pode te ajudar a crescer. E, principalmente, tenha atitude e paixão em realizar.”


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking