Quem decide primeiro, investe de forma mais inteligente
 

SMACNA Brasil celebra 30 anos do “Destaques do Ano” e premia sete obras realizadas em 2023

Evento contou ainda com homenagem aos ex-presidentes em comemoração aos 35 anos da entidade e a presença internacional do CEO da SMACNA EUA.

SMACNA Brasil celebra 30 anos do “Destaques do Ano” e premia sete obras realizadas em 2023

Foto: Divulgação


Com recorde de público e recheado de atrações, o Chapter Brasil da SMACNA (The Sheet Metal and Air Conditioning Contractors' National Association), em parceria com a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), realizou em 17 de outubro último, no Teatro J. Safra, em São Paulo (SP), a 30ª edição do “Destaques do Ano”, reunindo engenheiros, projetistas, instaladores, fabricantes, gerenciadores, cliente final, e representantes do setor de HVAC-R.

No ano em que a SMACNA também comemora 35 anos no Brasil, o evento contou com a presença internacional de Aaron Hilger, CEO da SMACNA EUA, que destacou a representatividade do Chapter Brasil e seu crescimento exponencial por meio dos eventos realizados como o SMACNA Day e Destaques do Ano, além do Programa SMACNA de Educação Continuada em Tratamento de Ar, e a criação e revisão de processos de normatização e recomendações técnicas.

“Fizemos o convite e ficamos extremamente felizes em receber o Hilger e mostrar nossa estrutura aqui no Brasil, compartilhando conhecimento e trocando informações. Ele ficou entusiasmado em levar esse formato para os EUA”, comemora Edson Alves, presidente da SMACNA Brasil. “Para nós, é o reconhecimento de um trabalho e dedicação ao longo desses 35 anos”, acrescenta.

A SMACNA Brasil também esteve representada pelos seus diretores João Carlos C. Silva e Alexandre de Paula, conduzindo as atividades técnicas da associação há seis anos.

O presidente executivo da ABRAVA, Arnaldo Basile, destacou a importância da parceria entre SMACNA e ABRAVA, comentando a importância do Prêmio “Destaques do Ano” para o mercado.

“A premiação promove em âmbito nacional o reconhecimento das obras que mais contribuem para o avanço da engenharia termo ambiental. Ao completar 30 anos de existência, o prêmio contabiliza inúmeras instalações premiadas nas mais diversas categorias e aponta tendências. Vida longa à SMACNA”, disse Basile.

Outro ponto alto do evento foi a homenagem aos ex-presidentes, que com dedicação, liderança e comprometimento, contribuíram significativamente para a vida, crescimento e fortalecimento da entidade, reunindo no palco Riccardo Diomelli, Antonio Luiz Schiliró, Eduardo Dell’Antonia, João Paulo Garcia (ausência justificada), Tito Lívio Capobianco, João Hamilton de Abreu, Wadi Tadeu Neaime, Ademir Barchetta (representado por Flávia Barchetta), Marco Aurélio Palopoli, Renato Rinaldi, Antonio Domingos Uehara, Samoel Vieira de Souza (representado por Samer Almeida de Souza), Aureo Salles de Barros (representado por Riccardo Diomelli), Paulo Cesar Santini, e “in memoriam”, Osmar Silva e João Roberto Minozzo.

“Como toda edição, o evento presta homenagem a pessoas ou empresas que se destacaram no setor. Neste ano, homenageamos os ex-presidentes. Exibimos um vídeo contando a história da SMACNA Brasil desde o começo, através de um bate-papo entre alguns dos fundadores, destacando o incentivo e o desenvolvimento promovido pela entidade ao mercado de HVAC nesses 35 anos”, disse Alves.

Obras premiadas

Através da Comissão Julgadora, integrada por Antonio Luiz de Campos Mariani, Carlos Kayano, Fernando Rossi Tessaro, Oswaldo Bueno e Willi Hofmann, sete obras foram premiadas.

Na categoria Obra Nova / Expansão Direta, foram premiadas as obras O Parque (São Paulo – SP), e Arena do Galo MVR (Belo Horizonte – MG).

Categoria Obra Nova / Hospital, o premiado foi o Hospital Ortopédico da Bahia (Salvador – BA). Categoria Obra Nova / Climatização Industrial – Instalações Especiais, a nova fábrica da Harald recebeu a premiação.
  
Na categoria Retrofit, três obras receberam o prêmio: Celepar Paraná (Curitiba - PR) – Expansão Direta; e Climatização Conforto, duas obras foram premiadas: Praça da Moça (Diadema – SP) e BFC – Brazilian Financial Center (São Paulo - SP).

A 30ª edição do “Destaques do Ano 2024” foi organizada por Alex Amorin e Selma Lima, patrocinada pelas empresas Daikin, Midea Carrier e Trane, com a colaboração da Armstrong, Armacell, Belimo, BerlinerLuft, Danfoss, DuctAir, Indústrias Tosi, Mercato, Projelmec, Refrin, Sicflux, Traydus, Trox e Tork. Apoio institucional ASHRAE Brasil Chapter e SINDRATAR-SP.


Veja mais conteúdos

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

O que muda quando diferenças culturais entram no projeto de um escritório

Na implantação da sede brasileira da Yuwell, Henrique Tso, gerente de Recursos Humanos para a América Latina, precisou conciliar referências da matriz chinesa com custos, fornecedores, prazos e formas de trabalho locais

Mercado

De Itaú a Amazon: quem ocupa os maiores escritórios de São Paulo

Itaú lidera a lista com 91,4 mil m² no Esther Towers. O ranking mostra onde estão as grandes empresas e por que áreas corporativas extensas se tornaram mais disputadas

Operações

Seu prédio usa água potável onde não precisa?

Nova resolução nacional define critérios para o reúso não potável e recoloca em debate onde essa água pode ser usada nos edifícios

Operações

Mercado Livre terá a maior locação de galpão do Brasil. Como manter 464 mil m²?

O novo complexo próximo a Viracopos ajuda a explicar por que, em ativos logísticos de grande escala, manutenção deixa de ser uma lista de ordens de serviço e passa a ser gestão de risco operacional

Mercado

Itaú ocupa 91 mil m² e recoloca o longo prazo no centro da estratégia imobiliária

A maior locação corporativa já registrada no segmento especulativo no Brasil ocorre quando políticas híbridas amadurecem e grandes áreas de alto padrão ficam mais escassas em São Paulo

Operações

Microsoft trata água no próprio campus e reduz dependência da rede pública

Projeto em Mountain View integra reúso, águas pluviais e operação predial e mostra como a resiliência hídrica começa a entrar no desenho dos grandes campus corporativos

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea