Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Jucimara Carvalho, analista de Facilities da CATA, fala sobre otimização da operação e formatação da área de Facilities Management.

Por Natalia Gonçalves

Analista aproxima FM de decisões estratégicas em indústria

Com cerca de dois mil funcionários, a CATA atua no mercado têxtil, como empresa de embalagens para alimentos e fertilizantes, desde 1962. Fundada em Belém do Pará, região Norte do país, hoje a companhia possui duas fábricas na Bahia, em Camaçari e Mata de São João. Apesar do tempo de companhia, a transição da área de Facilities Management (FM) é recente. Quando Jucimara Carvalho integrou o quadro de funcionários da CATA, em outubro de 2020, ela encarou o desafio de aproximar FM das decisões estratégicas.

"Entrei para atuar na gestão de contratos, mas a função não era reconhecida como Facilities. De certa forma, ainda era muito operacional", se lembra Carvalho. De acordo com ela, a partir dos conhecimentos acumulados em outras oportunidades, foi possível formatar a área de Facilities e torná-la reconhecida dentro da organização.

Dentro do escopo de Facilities Management da CATA existe a gestão de táxi, fretamento, manutenção predial, limpeza e conservação, refeitório, portaria e segurança patrimonial. Em 2020, ano em que Jucimara começou na empresa, FM também era responsável por plano de saúde, assistência médica e assistência odontológica.

“Só que chegou uma hora que o escopo não comportava mais benefícios, então precisei que a área de DP (Departamento Pessoal) reassumisse essa parte de benefícios para, justamente, ter um gerenciamento melhor dos outros serviços”, afirma a analista. Cada serviço, ressalta Jucimara, é um universo e, para sair da perspectiva operacional e aproximar-se de uma posição estratégica, a área de FM precisava otimizar as tarefas do dia a dia.

Uma das iniciativas para otimização da operação, neste sentido, foi a criação de um canal para abertura de chamados. Conforme a profissional, antes da padronização de chamados dentro das fábricas, o tempo gasto para atender aos colaboradores prejudicava a realização de outras tarefas. Hoje, existe uma ordem de prioridade dentro de FM, padronização dos prazos de resposta e 100% de retorno aos funcionários.

A operação da CATA funciona na escala 24x7 e, segundo Jucimara, os colaboradores que trabalhavam fora do horário comercial tinham menos contato e engajamento com a equipe de Facilities Management. Contudo, mapear as insatisfações no chão de fábrica é, como explica a profissional, fundamental: “então, a facilitação da abertura de chamados colabora para a escuta ativa e de maior possibilidade de retorno”.

Desta forma, outra ação para compreender as dores dos colaboradores é a realização de rondas no chão de fábrica e no entorno. Os líderes de serviços das fábricas se reportam à Jucimara, que também realiza o acompanhamento presencial das operações com certa frequência. “Eu não consigo conceber uma pessoa de Facilities não conhecer a fábrica, a gente precisa desse contato”, observa Jucimara. Com o objetivo de realizar melhorias contínuas, os dados são utilizados para análises de satisfação dos colaboradores.

A formatação de relatórios gerenciais, como destaca Jucimara, é uma tarefa que contribui para as negociações contratuais, mas também na criação de indicadores necessários. Além da responsabilidade de otimizar a operação, a analista enxerga a ligação direta de FM com o bem-estar dos clientes internos, por isso ela enfatiza a importância dos operadores de limpeza para o sucesso do negócio.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde