Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

A importância do FM em catástrofe climática

Facility Manager como um pilar na gestão da crise.

Por Léa Lobo

A importância do FM em catástrofe climática

Imagem criada através de Inteligência Artifical 


​À medida que o Rio Grande do Sul está enfrentando uma das piores catástrofes climáticas de sua história, com um total de mais de 70 mortes confirmadas e devastação generalizada, a atuação de Facility Managers torna-se crucial para a gestão de crises e a minimização de danos. As tempestades intensas e incessantes provocaram deslizamentos e inundações, impactando diretamente mais de 71 mil pessoas e obrigando cerca de 14,8 mil a deixarem suas casas. Além disso muitos prédios de trabalho foram danificados, incluindo hospitais e escolas.

O governador Eduardo Leite expressou sua preocupação, indicando que os números podem aumentar à medida que o acesso a certas localidades se torne possível. Diante deste cenário, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública, uma situação que exige uma resposta coordenada e eficiente.

Durante eventos como este, Facility Managers têm responsabilidades vitais, que incluem desde a inspeção imediata das instalações para identificar danos e áreas de risco potencial; implementação de medidas urgentes como evacuações e isolamento das zonas mais afetadas; articulação com Defesa Civil, bombeiros e polícia para otimizar as operações de resgate; organização de abrigos temporários, distribuição de alimentos, água, roupas e suporte médico; utilização eficaz dos recursos disponíveis, assegurando a sustentação das operações de emergência a exemplo de combustível para transporte de alimentos e pacientes; manutenção de uma comunicação clara com todos os envolvidos, oferecendo informações e orientações atualizadas; reparação para diversos cenários, assegurando que a equipe esteja pronta para qualquer desenvolvimento.

Passado o momento mais desafiado, é necessário esforços para a recuperação pós-tragédia, que incluem a coordenação dos esforços de reconstrução e implementação de medidas preventivas para futuros incidentes. Com um planejamento adequado, a eficácia das ações coordenadas pelo Facility Manager não só pode salvar vidas como também estabilizar a situação até que a ajuda adicional possa chegar.

Por fim, à medida que o Rio Grande do Sul avança na sua luta contra o tempo e contra os efeitos adversos do clima, a figura do Facility Manager prova ser um pilar na gestão da crise, demonstrando a importância de uma liderança informada e proativa em tempos de necessidade urgente.

Confira a cartilha elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre como agir em caso de enchentes aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking