Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

“Temos como cultura fazer cada obra como única. Assim, fidelizamos nossos clientes”

Okean Engenharia se mudou para Pinheiros e diretores comentam decisão estratégica, além de cases marcantes.

Por Mateus Murozaki

Novo escritório da Okean

Foto: Divulgação

O novo escritório da Okean Engenharia está localizado no Edifício Passarelli, em Pinheiros. A empresa estava sediada em Alphaville mas, por questões estratégicas, decidiu-se mudar a sede para um ponto mais acessível e de fácil locomoção para clientes, parceiros e colaboradores.

De acordo com o Diretor Comercial Silvio Rosolem, a decisão pela região se deu por alguns fatores: o primeiro foi facilitar o processo de contratação; o segundo, devido ao interesse crescente pela área, que está cada vez mais abrigando prédios corporativos; e o terceiro, por uma questão de acesso, que ele exemplifica: “Se eu tenho uma reunião na Paulista, pegando o metrô, eu chego lá em 20 minutos, enquanto de carro eu demoro 45... já fiz essa experiência”.

Fabio Neri, CEO da empresa, explica que não houve nenhuma dificuldade na mudança, que durou 45 dias. “É o nosso dia-a-dia, afinal... o projeto foi nosso, então não havia motivo para ter alguma dificuldade no caminho”, aponta. Sendo uma empresa que cresceu e continua crescendo de maneira estudada, o novo escritório já pede uma expansão que, de acordo com Fabio, deve acontecer em breve.

Contornando o maior dos gargalos

A Okean nasceu de uma necessidade de outra empresa, a instaladora Interface. Com uma cultura de atender apenas a clientes finais, logo estes começaram a pedir por um serviço completo para além das instalações. Hoje, são entidades quase independentes, embora a construtora se beneficie muito por também contar com um serviço de instalação da empresa mãe. Fabio é o único profissional que atua em ambas.

“Isso é uma grande diferença, porque nós somos muito conhecidos na área de instalações e sabemos que um orçamento de construção civil tem aí seus 25% na parte de instalação, então passamos a ser bem competitivos em relação a isso. Outra coisa, é onde geralmente são os gargalos da obra, a parte de instalação, e esse é o menor problema hoje que a gente tem, os nossos gargalos não são esses”, explica o CEO.

Profissionalismo em lidar com projetos complexos

Em relação a 2023, dois cases chamaram a atenção. O primeiro deles foi um retrofit de áreas técnicas e comuns de um Edifício icônico que abriga uma instituição cultural com uma agenda apertada e cheia de itens sensíveis. Com a execução faseada, a obra foi acompanhada de perto o que garantiu a qualidade na entrega.

O segundo foi o de um cliente que está conosco há anos e que fez uma mudança de sede da Faria Lima para a Paulista em um espaço de 60 dias. O trabalho foi adequar as necessidades do cliente ao novo espaço de 3.500m², junto ao descomissionamento do anterior. Uma obra que trouxe visibilidade para a construtora.

Quando questionados sobre a razão por aceitarem projetos tecnicamente mais complexos, Fabio comenta que buscam fidelizar clientes aceitando desafios que outras construtoras costumam evitar. Ocorre, claro, um estudo técnico para saber se será possível e financeiramente viável entregar cada projeto dentro do prazo estipulado.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde