Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Certificação inédita: Hospice Erasto Gaertner é Platinum

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país recebe selo nunca antes concedido no Brasil.

Por Mateus Murozaki

Certificação inédita em unidade de cuidados palitativos do Sul

Foto: Divulgação

O Hospice Erasto Gaertner, primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país, localizada em Curitiba, do Grupo Erasto Gartner com atendimento pelo SUS, acaba de se tornar o primeiro do Brasil a receber a certificação de sustentabilidade WELL Building Standard nível Platinum, o mais alto possível. O selo foi conquistado com a consultoria da Petinelli Inc., empresa de engenharia com foco em desempenho e bem-estar de certificações.

O CEO Guido Petinelli comenta: “Depois de conquistar uma certificação inédita para o hospital oncopediátrico Erastinho, com o selo WELL em nível Gold, a instituição repete mais um feito inédito com o hospice e prova que é possível oferecer o melhor padrão de atendimento no melhor padrão de infraestrutura, através do SUS”.

De acordo com a especialista certificada pelo International WELL Building Institute e diretora técnica da Petinelli, Aline Schroth Beuther, o propósito do hospice é “promover a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças severas ou avançadas, incuráveis ou progressivas”.

Nesse sentido, a certificação é importante, pois são espaços cuja qualidade de bem-estar, que necessita ser alta, foi comprovada. São 10 critérios exigidos para que o selo seja entregue: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

“Um centro de cuidados paliativos naturalmente preza pelo conforto, bem-estar e tratamento humanizado dos pacientes. Mas esses temas são muito subjetivos. Escolher um hospice com esse selo é a comprovação de que cada tema foi levado a sério, pois são feitos testes e pesquisas de satisfação periodicamente e o empreendimento precisa atingir níveis de exigência internacional”, explica Beuther.

Para garantir que os critérios fossem atendidos, foram realizados testes de desempenho e experiência do usuário, que avaliaram categorias como qualidade do ar e água, além de conforto lumínico, térmico e acústico.

A profissional também destaca que todos os cômodos do hospice foram dimensionados para aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural, reduzindo a dependência do ar-condicionado. A edificação também conta com um sistema mecânico para renovação de ar.

Em relação à saúde mental, são promovidas atividades como aulas de pilates e rodas de conversa para socialização, além de aulas de meditação, treinamentos e campanhas de conscientização.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde