Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Com implementação de 10 filiais Brasil afora no currículo, profissional compartilha desafios de liderança e planejamento.

Por Natalia Gonçalves 

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

​Devido a trajetória no exército militar, uma das maiores dificuldades de Diego França era liderar no ambiente corporativo. No início da carreira como Facility Manager, ele compreendeu que a função demandava de habilidades muito diferentes de um auditor. Para o profissional, ocupar o cargo de liderança se assemelha a ser "um prefeito da empresa", pois é necessário liderar para todo mundo. Distante do ambiente militar, que é mais rígido e com mais regras, ele sentiu a necessidade de buscar uma especialização.

Diante da variedade de cursos para líderes, Diego escutou da gestora de Facilities do Grupo GPS, onde trabalhou entre 2007 e 2008, que cursar artes cênicas seria uma melhor opção. No teatro, ele melhorou como se expressava, pois compreendeu como as pessoas respondem de diferentes formas ao mesmo estímulo. "Algumas pessoas gostam de feedbacks mais firmes, outras não. Algumas gostam de feedback toda semana, outras uma vez ao mês. Aprendi no teatro a compreender o lado do outro", comenta.

Além disso, ele aprendeu a tomar decisões equilibradas. "O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa. Se eu deixo um filho feliz e o outro triste, não estou sendo o melhor pai, então tenho que equilibrar essa questão. Acredito que as pessoas são o ativo mais importante dentro das empresas, por isso, até hoje, entendo a liderança como um dos maiores desafios da área", ressalta.

Mesmo com planejamento detalhado, imprevistos acontecem

"O Facility Manager é o pai e a mãe da empresa", afirma Diego França

Foto: Divulgação


​A experiência de quase vinte anos em FM, contribuiu para França perceber a área como um sistema integrado de serviços, sendo essencial para o profissional pensar no macro, desde o bem-estar no ambiente de trabalho até a contração de serviços. Desta forma, o planejamento se faz essencial no dia a dia, como um fator determinante para a realização de projetos simultâneos - uma realização que Diego destaca no currículo.

"Na MDS, implantei 10 filiais Brasil afora. A gente saiu de 600m² para 2000m², sempre com obras que duravam mais de 55 dias", lembra. Contudo, mesmo com o planejamento detalhado e com a estipulação de atrasos, imprevistos acontecem. Certa vez, o não cumprimento de prazo, levou Diego a utilizar a criatividade e "colocar a mão na massa".

"O fornecedor falou 'amanhã as luminárias estão aí para fazer a instalação'. Estava tudo certo, era só grampear a suspensa industrial. Um dia depois do combinado, quando questionado pelo atraso, o fornecedor respondeu que só poderia entregar quatro dias depois. A vontade era de sentar e chorar, mas liguei para o arquiteto responsável e disse que só tinha uma solução", conta. A única forma de atender ao prazo de entrega, encontrada por Diego, foi realizar a instalação das luminárias por conta própria.

"Pegamos o caminhãozinho da construtora, fomos ao depósito de material de construção e compramos barras em U vazadas na lateral. Compramos também o LED adequado, os arames de rosca e as fontes. No estacionamento, pintamos as barras de preto fosco, colamos os LEDs e o eletricista finalizou. Depois de entregue, informei que precisaríamos trocar, mas a diretoria gostou do resultado. Até hoje, elas estão no local", completa. O projeto aconteceu em 2018, mesmo ano em que Diego foi reconhecido como funcionário do ano, com apenas dois anos na empresa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde