Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Em ambientes educacionais, o senso de urgência é primordial

O InfraFM Educacional foi uma imersão no mundo pedagógico, que não funciona sem infraestrutura. Saiba os detalhes sobre o evento.

Em ambientes educacionais, o senso de urgência é primordial

Foto: Divulgação

Quem faz o quer é criança, facility manager faz o que precisa ser feito. Essa foi uma das frases iniciais do InfraFM Educacional, dita pelo Cristiano Castro, gerente corporativo de segurança no Colégio Visconde de Porto Seguro, mas que reflete a responsabilidade da área dentro dos ambientes pedagógicos. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, em São Paulo. 

Diferente de outras instituições, onde todas as áreas trabalham em conjunto, em ambientes educacionais o pedagógico é o centro, ele é o core business e, portanto, todas as áreas trabalham em prol dele. Rodrigo Cesar Ueda da Luz, coordenador de facilities do Colégio Visconde de Porto Seguro, destacou durante a abertura do evento que "manter o ambiente pedagógico bem estruturado é o papel do Facility Manager".

Neste sentido, para manter toda a infraestrutura da escola funcionando, com os alunos e os colaboradores em segurança, é preciso de planejamento, mas, antes de tudo, de expertise. Desta forma, para contribuir com o compartilhamento de experiências e de diferentes perspectivas, o evento contou com profissionais que são referências na área.

Para falar sobre manutenção preventiva, a InfraFM convidou Marcos Maran, profissional com mais de 30 anos de experiência na área. Segundo ele, apesar dos inúmeros materiais sobre o assunto, a manutenção preventiva ainda é negligenciada e, muitas vezes, realizada sem critérios claros. As falhas dos equipamentos prediais não são regulares, raramente podem ser previstas, pois não existe um padrão. Desta forma, para compreender a periodicidade de realização das manutenções é preciso estabelecer a taxa de falhas ou MTBF (tempo médio entre falhas). Para os profissionais que não possuem esse dado, Maran sugere a consulta de manuais de confiabilidade.

Com o case do Grupo Marista, Fábio Pace Adamo explorou as oportunidades e benefícios da infraestrutura e facilities services no mercado da educação. Adamo possui mais de 20 anos de experiência em áreas ligadas à infraestrutura e operações, facilities, obras e planejamento financeiro, com experiência em empresas nacionais e multinacionais, sendo atualmente gerente senior de infraestrutura e operações.

Dentro de qualquer organização, nacional ou multinacional, do setor de educação ou de hospitais, liderar e treinar equipes é um desafio. Com o questionamento sobre como liderar equipes próprias e terceirizadas, Maria Carolina Caleffi Fávero abordou a importância da comunicação, metas e feedbacks produtivos, trazendo a vivência de facility manager na gestão nacional de clínicas e laboratórios na Ânima Educação

Além dos assuntos citados, o InfraFM Educacional contou com palestras sobre gerenciamento dos contratos licitados, planejamento estratégico cíclico e participativo, sustentabilidade e saúde no ambiente educacional, e, para finalizar, sobre a neuroarquitetura e o bem-estar nos ambientes pedagógicos. Em breve, a InfraFM disponibilizará mais informações sobre os conteúdos do evento, que podem agregar para a especialização de profissionais da área que atuam em diferentes setores. Caso não queira perder, assine a nossa newsletter.

O InfraFM Educacional foi patrocinado pela Allia Higiene, InService FacilitiesConstrutora Linc e pelo Grupo Interativa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking