Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Setembro Amarelo: Grupo Trigo intensifica ações de valorização da vida

Calendário de atividades inclui desde o yoga até palestras sobre alimentação para os colaboradores

O Grupo Trigo - principal grupo de franquias de comida de verdade do Brasil e dono das marcas China In Box, Spoleto, Koni, LeBonTon, Gendai e Gurumê - aumentou o calendário de ações dedicado à saúde mental dos seus colaboradores durante o "Setembro Amarelo", mês que acontece a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. A Companhia buscou promover diferentes atividades para atender todas as suas vertentes: escritórios, fábrica e operações.

Dentre as ações já realizadas no Trigo durante todo o ano destacam-se: o yoga para exercitar o corpo e a mente, a ginástica laboral e a meditação que acontece todas as sextas. Neste mês de setembro, foram incluídas atividades como o "horário da respiração", que visa ter um momento de meditação guiada, acompanhamento dos colaboradores junto a uma startup para a prescrição ou não do serviço de psicólogos, palestras com focos específicos de necessidade da empresa - que foi feito junto a uma rede de psicólogos ao longo do último ano -, orientação de especialista sobre a importância de uma alimentação saudável, dentre outras ações que visam o bem-estar.

"O Trigo sempre pensou no bem-estar dos seus colaboradores. Desde antes da pandemia a ginástica laboral, yoga e meditação já estavam presentes no dia a dia do time. Com a COVID-19 e o distanciamento social, outras formas de alcançar a saúde mental dos funcionários de forma holística foi pensada, como a vinculação da empresa com uma startup que conecta as pessoas ao serviço de psicologia de acordo com suas necessidades", ressalta Mariana Castelo, gerente de Gente e Cultura do Grupo Trigo.

A empresa abraça todos os seus colaboradores diretos, além dos terceirizados de suas franquias, garantindo o acompanhamento psicológico de todos que fazem a roda da empresa girar. A Companhia também disponibiliza um plano de saúde como benefício, que garante o tratamento de outros transtornos psiquiátricos e o acompanhamento de problemas físicos que possam vir a interferir no bem-estar mental. 

O Grupo possui, ainda, parceria com o Gympass que permite que os colaboradores tenham acesso a uma multiplicidade de atividades físicas presenciais e à distância por um preço simbólico. "As atividades vão além da academia, o aplicativo permite ter acesso a aulas de dança, meditação e outras atividades. Entendemos que a saúde física está totalmente ligada a saúde mental", afirma Isabel Medeiros, diretora de Genta, Cultura e Expansão do Grupo Trigo. 

Por entender que a discriminação é um gatilho para a desestabilização da saúde mental, o Grupo Trigo também tem se preocupado e colocado esforços na área de ESG. Como forma de combater o preconceito e a discriminação, a empresa está investindo em parcerias para formação de lideranças e criou um squad de diversidade para buscar intensificar as ações de inclusão dentro do ambiente de trabalho.  

"O canal de ouvidoria interna Falaê é parte crucial nesta trajetória, dando a liberdade aos colaboradores de serem amparados pela alta liderança da empresa em casos em que sintam essa necessidade", revela Michel Jager, diretor de Branding e ESG do Grupo Trigo. 

"Não focando apenas nesse mês, a empresa visa proporcionar esses temas e cuidados ao longo de todo o ano, com nossos benefícios, programas de desenvolvimento e planos de ação desenvolvidos a partir de nossas pesquisas de clima para que o ambiente de trabalho seja um local de amparo e desenvolvimento", finaliza Antônio Moreira Leite, CEO do Grupo.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking