TELELOK
 

Aeroporto Internacional de BH concluirá primeira fase da reforma

Obras nas áreas dos portões de embarque do Terminal 1 têm previsão de entrega em dezembro

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte entra agora em uma nova etapa da reforma do Terminal de Passageiros 1. As obras da primeira fase da sala de embarque, que incluem o novo canal de inspeção e os portões 3, 4, 5 e 6, estão avançadas e serão entregues em dezembro. Na mesma data, também será finalizada parte das intervenções que refletem no saguão. No caso, a área próxima à loja da Pandora e da Havaianas.

Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em 2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros. 

"A ideia da reforma é trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. Construído há mais de 30 anos e sem nenhuma reforma dessa magnitude durante esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito é compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas", explica o gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra.   

O projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos - que englobam raio-x, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque.   

As intervenções no Terminal de Passageiros 1 demandarão investimentos da ordem de R$ 100 milhões e vão contribuir para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país. Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos.

"Queremos sempre oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes. Com as obras atuais, o aeroporto entra em um novo patamar de excelência e passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso, vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete na diversidade do nosso mix comercial", ressalta.   

Projeto arquitetônico é destaque 

O conceito arquitetônico é um dos destaques da reforma, uma vez que visa transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda as demandas atuais de movimentação, sem descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. "A ideia desse novo conceito é trazer para o terminal uma matriz conceitual com o lema 'De Minas para o Mundo'. O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira", explica Anfra.   

Expansão das operações comerciais já começou 

As obras em andamento também englobam as novas operações comerciais e contribuíram para a inauguração, no primeiro semestre deste ano, da Pizza Hut, do Rokkon, restaurante de culinária japonesa, e também do La Vinícola - os três no saguão do aeroporto. Com uma infraestrutura moderna e um espaço de mesas amplo, as operações trazem mais conforto e tranquilidade a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.   

Além das diversas operações programadas para inaugurar ao longo do ano, com o fim das obras da primeira fase, uma megastore da Dufry deve abrir as portas. A empresa estendeu seu atual contrato de Duty Free no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte até 2029. Além disso, um contrato de dez anos foi concedido permitindo que a Dufry continue a operar seu portfólio atual de quatro lojas Duty Paid, incluindo os conceitos Dufry Shopping e Hudson, e também construir mais três novas lojas Duty Paid, uma das quais será uma loja walkthrough de 670 metros quadrados.   

Serviços a favor da experiência 

Diariamente, cerca de 30 mil pessoas circulam pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. De olho na experiência dos clientes, a sala de embarque conta com a presença de um carrinho elétrico que contribui para que as pessoas possam se deslocar aos últimos portões. O serviço é gratuito.   

Além disso, passageiros e visitantes conseguem fazer a reserva on-line do estacionamento. A plataforma está no ar, no site da BH Airport (vendasonline.bh-ariport.com.br), e as condições promocionais correspondem a mais de 50% de desconto no valor da tarifa presencial, na permanência a partir de quatro diárias. Os clientes conseguem fazer a reserva e o pagamento antecipado pelo site. 

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP