Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Aeroporto Internacional de BH concluirá primeira fase da reforma

Obras nas áreas dos portões de embarque do Terminal 1 têm previsão de entrega em dezembro

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte entra agora em uma nova etapa da reforma do Terminal de Passageiros 1. As obras da primeira fase da sala de embarque, que incluem o novo canal de inspeção e os portões 3, 4, 5 e 6, estão avançadas e serão entregues em dezembro. Na mesma data, também será finalizada parte das intervenções que refletem no saguão. No caso, a área próxima à loja da Pandora e da Havaianas.

Hoje, o aeroporto conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2. Com uma infraestrutura moderna, ele foi concluído em 2016 e oferece conforto e comodidade aos passageiros. 

"A ideia da reforma é trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. Construído há mais de 30 anos e sem nenhuma reforma dessa magnitude durante esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto. Com o projeto de reforma e modernização, o intuito é compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas", explica o gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra.   

O projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos Associados, prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos - que englobam raio-x, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque.   

As intervenções no Terminal de Passageiros 1 demandarão investimentos da ordem de R$ 100 milhões e vão contribuir para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país. Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos.

"Queremos sempre oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes. Com as obras atuais, o aeroporto entra em um novo patamar de excelência e passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso, vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete na diversidade do nosso mix comercial", ressalta.   

Projeto arquitetônico é destaque 

O conceito arquitetônico é um dos destaques da reforma, uma vez que visa transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda as demandas atuais de movimentação, sem descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. "A ideia desse novo conceito é trazer para o terminal uma matriz conceitual com o lema 'De Minas para o Mundo'. O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira", explica Anfra.   

Expansão das operações comerciais já começou 

As obras em andamento também englobam as novas operações comerciais e contribuíram para a inauguração, no primeiro semestre deste ano, da Pizza Hut, do Rokkon, restaurante de culinária japonesa, e também do La Vinícola - os três no saguão do aeroporto. Com uma infraestrutura moderna e um espaço de mesas amplo, as operações trazem mais conforto e tranquilidade a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.   

Além das diversas operações programadas para inaugurar ao longo do ano, com o fim das obras da primeira fase, uma megastore da Dufry deve abrir as portas. A empresa estendeu seu atual contrato de Duty Free no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte até 2029. Além disso, um contrato de dez anos foi concedido permitindo que a Dufry continue a operar seu portfólio atual de quatro lojas Duty Paid, incluindo os conceitos Dufry Shopping e Hudson, e também construir mais três novas lojas Duty Paid, uma das quais será uma loja walkthrough de 670 metros quadrados.   

Serviços a favor da experiência 

Diariamente, cerca de 30 mil pessoas circulam pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. De olho na experiência dos clientes, a sala de embarque conta com a presença de um carrinho elétrico que contribui para que as pessoas possam se deslocar aos últimos portões. O serviço é gratuito.   

Além disso, passageiros e visitantes conseguem fazer a reserva on-line do estacionamento. A plataforma está no ar, no site da BH Airport (vendasonline.bh-ariport.com.br), e as condições promocionais correspondem a mais de 50% de desconto no valor da tarifa presencial, na permanência a partir de quatro diárias. Os clientes conseguem fazer a reserva e o pagamento antecipado pelo site. 

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde