Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Mobiliário urbano tem música e iluminação ativadas com energia solar

Produto é ideal para instalação em áreas livres, como espaços de convivência de hotéis, clubes, rooftops, parques, centros de convenções etc.

Notícia publicada em 9 de maio de 2019

A Sunew, empresa brasileira líder global na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), e a Hephaenergy, especializada em internet das coisas, uniram tecnologias e criaram a SYNTZ, um mobiliário urbano inteligente que funciona com energia solar e possibilita um espaço de convivência tecnológico, com música e iluminação controladas por um aplicativo de celular. O produto inova pela conectividade, design e sustentabilidade e é ideal para instalação em áreas livres, como espaços de convivência de hotéis, resorts, clubes, restaurantes, casas noturnas, lounges, rooftops, parques urbanos, centros de convenções etc.

"A SYNTZ transforma a energia solar em um ambiente interativo, envolvente e vibrante, por isso lhe demos um nome que relembra a fotossíntese. Desenvolvemos o produto em parceria estratégica com a Sunew, que nos fornece os filmes fotovoltaicos orgânicos e com quem trocamos constantemente informações sobre a aplicabilidade, possibilidades e alternativas de inovação", explica Felipe Batista, COO da Hephaenergy.

Além de gerar energia solar, o OPV absorve raios UVA e UVB, portanto a sombra que o mobiliário produz gera melhor conforto térmico. A SYNTZ oferece ótima acústica: praticamente elimina sons externos e permite pouco vazamento de som para fora do ambiente. A iluminação e o sistema de som são facilmente controlados por meio de celulares. Autossuficiente, o mobiliário também oferece tomadas para recarregar os gadgets. As características operacionais, como geração e consumo de energia e conexões USB, podem ser monitoradas por uma central de suporte e manutenção, garante o fabricante.

"A SYNTZ representa a nova geração de mobiliários urbanos que unem sustentabilidade, tecnologia e design. Nas cidades inteligentes o OPV poderá habilitar conectividade, novas funcionalidades e autonomia energética de forma integrada e harmônica.", afirma Tiago Alves, CEO da Sunew.

Sobre OPV

OPV (do inglês Organic Photovoltaic) é a terceira geração de tecnologia de captação de luz solar para produção de energia elétrica. Trata-se de um filme fino, leve e flexível que utiliza polímeros orgânicos semicondutores.  É produzido com materiais não tóxicos e recicláveis, com tecnologia própria da Sunew, desenvolvida para operar com baixíssima emissão de CO2.

Entre as vantagens do OPV, a versatilidade é o maior diferencial. É possível aplicar o material em qualquer área: fachadas, veículos, pontos de ônibus, postos de gasolina e outros mobiliários urbanos. O material é customizável em tamanho, forma e cor, portanto o produto possibilita a geração de energia limpa além de garantir um design inovador.

Foto: Divulgação

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking